El Salvador é o menor país da América Central, contudo possui uma grande densidade populacional com cerca de 6,5 milhões de habitantes. Sua situação social é complexa, com uma das mais altas taxas de homicídio do mundo, grande parte devido à atividade das gangues. 

Essas gangues frequentemente recrutam crianças e adolescentes, expondo-os a um ambiente de violência, criminalidade e medo. A violência também afeta o acesso das crianças à educação, saúde e outras necessidades básicas, já que muitas escolas e comunidades são controladas ou influenciadas por gangues.

Em meio a esse cenário de tanta dor e sofrimento, Deus se faz presente através do trabalho do PEPE – programa socioeducativo missionário. Com 17 unidades no país, o programa atende mais de 500 crianças e conta com 39 educadores que seguem levando esperança através da educação e o sonho de um futuro melhor. 

O Senhor tem realizado grandes feitos na vida dos pequeninos, entre elas destacamos a grande novidade: Já temos computadores! Essa tem sido a alegria das crianças de uma unidade do PEPE salvadorenho, que agora podem ver e tocar em computadores que chegaram de surpresa no PEPE!

Há alguns anos os computadores não eram tão acessíveis para todas as classes sociais, e os celulares eram um verdadeiro luxo. Mas estamos na era digital, que tem transformado nossa maneira de viver e nos comunicar. Vivemos em um mundo que se movimenta através da tecnologia. E que, muitas vezes, é um fator social de inclusão.

Preocupados, então, com essa realidade, o PEPE de El Salvador tem buscado parcerias para suprir essa necessidade e ajudar as crianças a se preparem para continuar na vida secular.  Foi assim que recebemos doações de computadores (PC Desktop) de World Vision para as crianças do PEPE “La Balastrera”, na cidade de Sonsonate. 

E com os computadores, vieram os professores que dedicam tempo para ensinar computação para as crianças. Nossa meta é auxiliar as crianças a alcançarem conhecimentos nesta área, ajudando-as a se tornarem pessoas plenamente realizadas. Desta maneira, garantindo o seu aprendizado em novas tecnologias, algo útil nos seus estudos intermediários e avançados, permitimos que, futuramente, possam ter um bom desempenho na sua vida profissional.

Louvamos a Deus por essa grande bênção, e continuamos trabalhando para que muitas outras crianças do PEPE possam ter a mesma oportunidade.

Silvia Rivas
Coordenadora Nacional do PEPE El Salvador

ADOTE O PEPE EL SALVADOR