A realidade das crianças no Haiti
- Redação JMM
Uns meses atrás, tive uma nova resposta de oração: PEPE para as crianças do Haiti.
Há alguns anos, foi necessário fechar as unidades do PEPE no Haiti, e desde então procuramos uma forma de reabrir porque sabemos da necessidade daquelas crianças. O Haiti, com quase 12 milhões de habitantes, vive uma guerra civil com quase 200 quadrilhas internas que assolam a população.
Segundo a UNICEF, cerca de 200 mil crianças não podem estudar por causa da violência armada no país. A ONU também estimou que cerca de 30 a 50 por cento dos grupos “são crianças que estão sujeitas a coerção, abuso e exploração decorrentes de fragilidade social, económica e política persistente causada pela violência contínua que levou partes do país ao caos. A situação das crianças no Haiti é terrível. Noventa por cento da população do Haiti vive na pobreza e três milhões de crianças continuam a necessitar urgentemente de assistência humanitária.”
E ainda, de acordo com outro relatório da ONU, atualmente, duas em cada três crianças haitianas precisam de ajuda humanitária. Com tanto sofrimento, e sem esperança de sobreviver, muitas famílias migram para o outro lado da ilha, a República Dominicana.
Como o nosso Deus ama as crianças haitianas, Ele mesmo abriu uma porta para alcançá-las, mesmo que seja em outro país. Oferecendo um espaço de esperança a essas crianças, inauguramos uma nova unidade, no Norte da República Dominicana, em Santiago de los Caballeros. É uma unidade que trabalhará exclusivamente para a comunidade haitiana. As aulas já começaram, no mês de março, com 40 crianças haitianas. Colocamos em prática o tema da inclusão, olhando para as crianças do Haiti e mergulhando-as num mundo de carência, precariedade e indiferença, em que as crianças não encontraram resposta no seu próprio país. Queremos que essas crianças se sintam amadas, protegidas e valorizadas no PEPE, e que as portas continuem abertas em todo o país para receber mais crianças haitianas. Não deixe de orar pelas crianças do Haiti! Elas precisam conhecer a Jesus por meio do PEPE!
Atualmente o PEPE Internacional conta com 690 unidades ao redor do mundo que juntas alcançam mais de 21 mil crianças! Embora ainda haja muito a ser feito, sabemos que Deus derramará suas bênçãos sobre nós para que essas crianças se sintam amadas, protegidas, sustentadas e respeitadas em cada PEPE. Continue orando por nós, pelos coordenadores dos PEPEs, educadores, voluntários, as crianças e suas famílias.
Ore pelo desafio de alcançar seis novos países, ainda este ano, porque queremos avançar ainda mais, confiando em Deus, que nos fortalece!
Carmen Lígia
Missionária no Panamá e Coordenadora do PEPE nas Américas