Tive a oportunidade preciosa de conhecer todo o processo da Farinha Enriquecida (FE), desde a chegada dos produtos, passando pela limpeza, secagem, torra, moagem, pesagem, embalagem e distribuição do pacote de FE às 1.375 crianças venezuelanas beneficiadas pela utilização deste suplemento alimentar.

Ouvi, também, várias histórias de imensas barreiras e desafios, principalmente no início do projeto. Foram muitos testes e tentativas até chegar ao suplemento como existe atualmente. No começo não havia algumas máquinas que, hoje, facilitam o trabalho, e nem o conhecimento prático. Confesso que ao escutar sobre tantas dificuldades pelo caminho, pensei que seria mais fácil não tornarem a Farinha Enriquecida uma realidade. Mas, graças a Deus, aqueles irmãos têm a convicção de que, no Senhor, o trabalho deles não é vão! E prosseguiram se esforçando, trabalhando, orando e se doando para seguir no projeto da FE, sob as bênçãos, o renovo e a direção do Pai.

Hoje, celebramos ótimos resultados. Tive a alegria de conversar com muitas pessoas que falaram com gratidão e alegria sobre a diferença que a FE está fazendo na vida das crianças: elas estão mais ativas, animadas, estudam melhor, ganharam peso, têm os cabelos e pele mais saudáveis. Além disso, aquelas pessoas relatam o quanto amam o PEPE (Programa de Educação Pré-Escolar) e se sentem amadas e acolhidas pelo Programa. Por meio do cuidado dos missionários-educadores, muitos conheceram o amor de Jesus e se entregaram a Ele. A cada testemunho que escutava, logo pensava: no Senhor, nosso trabalho não é inútil, não volta vazio.

Foi realmente um presente do Pai conhecer e conviver, por alguns dias, com aqueles irmãos queridos e dedicados; uma inspiração ouvir as histórias dos beneficiados pelos projetos! E foi um privilégio ajudar com aulas, materiais técnicos e capacitações. 

Agradeço, mais uma vez, por sua generosidade e participação na obra do Mestre! Obrigada por segurar as cordas!

Gabriela Mendes

Missionária em Burkina Faso e Coordenadora do Programa Há Fome no Mundo