Loide ensinou a sua filha Eunice, que ensinou o seu filho Timóteo que se transformou em um grande pastor de total confiança do grande missionário Paulo.  Timóteo significa “aquele que teme a Deus”, e esse foi o verdadeiro legado que recebeu da sua avó e da sua mãe, e que logo passou adiante em seu ministério. A bênção de Deus sobre uma família passa de geração em geração através dos mais velhos, ou em muitos casos, através das crianças.

É o que tem acontecido nas unidades do PEPE da Venezuela. Na última semana de outubro, os pais de 11 crianças se casaram e logo foram batizados.   Essas crianças, nossos pequenos “timóteos”, levaram Jesus para dentro de suas casas, começando assim a transformação de gerações.  Entre elas, sete estavam com a saúde nutricional muito abalada por causa da falta de um alimento saudável, por isso, estavam dentro do nosso programa Há Fome no Mundo, recebendo a FE (Farinha Enriquecida).  Os pais viram os seus filhos receberem amor e cuidados no PEPE e quiseram também experimentar e viver esse amor.

“Lembro-me de sua fé sincera, como era a de sua avó, Loide, e de sua mãe, Eunice, e sei que em você essa mesma fé continua firme.” (2 Timóteo 1:5)

Timóteo fez bagunça, chorou, fez pirraça? Creio que sim, porque foi igual a qualquer outra criança. Mas o investimento da avó e da mãe, com amor, fez dele um grande homem de Deus.  As crianças aprendem com os adultos não somente com palavras, mas imitando o que eles vivem no dia a dia, dentro e fora de casa.

Deixemos a criança ser criança! Elas têm o direito de brincar, correr, rir, estudar, comer, ser amadas, respeitadas, compreendidas, valorizadas e ouvidas.  Temos no mundo milhares de crianças que ainda sofrem com a exploração sexual, trabalho escravo, falta de alimento, abuso emocional e físico. Muitas delas estão bem perto de nós. O que podemos fazer? Nos transformarmos em canais de Deus para ajudar as crianças a viverem como crianças onde quer que estejam, porque esse é o verdadeiro direto delas.  Seja uma bênção estendida para todas as crianças que estão perto ou longe de você!

 

Carmen Lígia
Coordenadora continental PEPE Américas 

Doe agora