O povo colombiano é muito festeiro, gosta muito de celebrar com alegria e se reunir com a família e os amigos. Desde a minha chegada na Colômbia, fui impactada pela maneira como valorizam o estar na companhia de  amigos ou familiares. 

Nas igrejas, os cultos dominicais são sempre na parte da manhã, e podemos ver os parques e praças cheios de crianças com os pais passeando, depois de um agradável tempo de almoço. Em  1969 criaram um dia especial somente para recordar as pessoas que são importantes em suas vidas. Por isso, celebrar dias especiais é algo muito cultural. 

Mas, e aqueles que estão morando nas ruas? Que estão longe de suas famílias? Que choram abandonados e menosprezados? 

Para eles, existe a Fundação PARE (Programa de Ajuda, Reabilitação e Esperança) que, em parceria com o Projeto “Vida en la Calle” (Projeto Vida na Rua), reparte alimentos, abraços, carinho, atenção e, sobretudo, a Palavra de Deus com centenas de crianças, adolescentes, jovens e adultos que estão morando nas ruas de Medellín.

Neste ano, mesmo com a pandemia, não podíamos ficar indiferentes. Em julho saímos bem cedinho e acordamos 50 moradores de rua com um delicioso e quentinho café da manhã. Como fruto desse trabalho, começamos uma classe de manicure e pedicure com 10 mulheres ex-trabalhadoras sexuais, que estamos apoiando mensalmente com cestas básicas para ajudá-las a alimentar seus filhos enquanto seguimos auxiliando-as a estudar e conseguir um bom trabalho.

Em agosto celebramos o nosso oitavo aniversário repartindo 100 marmitas quentinhas aos nossos amigos que moram nas ruas. E continuamos, a cada semana, nas quartas e sextas-feiras, recebendo 40 pessoas que almoçam e participam do discipulado conhecendo a Jesus como Salvador e Senhor.

Outra ação que desenvolvemos foi no dia 18 de setembro. Conseguimos doações, reunimos voluntários para cozinhar e, nesta data em que é celebrado o dia do amor e amizade na Colômbia, saímos espalhando o amor de Deus pelas ruas da cidade. Foram 200 pessoas que puderam comer naquele dia.  Foram 200 rostos que conseguiram sorrir. Foram 200 vidas que conseguimos impactar ao apresentar Jesus como o melhor de todos os amigos, porque por amor deu a sua vida por nós. Mas fomos nós os mais abençoados por poder cumprir com o IDE do nosso Salvador, levando o Seu amor aos que estão sofrendo. 

Jesus amava e se compadecia de todas as pessoas e, um dia foi cercado por milhares que, depois de ouvir sobre o amor de Deus, estavam famintos e sem ter o que comer. A solução dos discípulos foi simplesmente dizer a todos que fossem embora e conseguissem uma maneira de comprar suas comidas. Mas Jesus simplesmente disse a eles: “Dêem-lhes vocês algo para comer” (Lucas 9.13)

Essa é a nossa missão: alimentar os famintos com alimento físico e espiritual, onde quer que estejamos. 

Ore para que a Fundação PARE continue fazendo a diferença na vida de centenas de pessoas que vivem sem esperanças nas ruas de Medellín. 

Carmen Ligia

Missionária na Colômbia

 

ADOTE O PROJETO