Entre os dias 16 e 24 de dezembro, aproveitando as tradições culturais de fim de ano na Colômbia, a Fundação PARE -- Programa de Ajuda, Reabilitação e Esperança -- realizou uma ação para demonstrar amor e cuidado com as crianças e adolescentes das famílias que são ajudadas e assistidas pelo projeto.

Não é segredo para ninguém que 2020 foi um ano difícil para todos, incluído essas famílias que vivem nas ruas vendendo doces e cafés para conseguir alimentar os seus filhos. Mas, assim como todos os pequenos e pequenas no mundo, as crianças também esperavam um presente. E nós queríamos ajudar a realizar esse desejo. Com a chegada da pandemia, entretanto, a equipe teve que se reinventar, mudando as estratégias e reorganizando toda a logística para que as crianças tivessem um Natal feliz.

O que fizemos foi começar as inscrições e organizar as crianças dividindo os dias para evitar aglomerações. Este ano estivemos atendendo também os filhos de consumidores de substâncias psicoativas, mulheres e meninas na prostituição, imigrantes venezuelanos, indígenas e um grupo de crianças com doenças cardíacas. Dividimos todas 300 crianças em grupos de 25 e contactamos sete igrejas locais para ajudar; elas que ficaram responsáveis por dirigir cada dia.

Para alcançar as crianças que estão nas ruas próximas à Fundação PARE, realizamos uma Novena Cristã que começou no dia 16 e terminou um dia antes do Natal. Durante esses nove dias elas ouviram histórias bíblicas sobre o verdadeiro presente de Deus para cada um de nós: Jesus. Elas cantaram com muita alegria, brincaram e receberam um delicioso lanche. E no último dia, junto com a famosa “natilla” e “buñuelo”, doces típicos do Natal colombiano, receberam um lindo brinquedo. Isso, alcançam também os pais que as acompanham e, enquanto as crianças eram cuidadas no salão principal, eles passaram um tempo com um dos pastores voluntários escutando sobre o amor de Deus.
Conseguimos com vários empresários e irmãos das igrejas, as doações de brinquedos e merendas que foram entregues. Valeu a pena todo o esforço vendo a alegria de cada criança saindo abraçada com seu presentinho. Uma menina, que nos últimos anos tem participado das novenas, depois de receber seu brinquedo, disse: “Eu sabia que Deus não ia me deixar sem um presente este ano!”

Uma das minhas frases preferidas, desde que comecei o ministério missionário é: “Para Deus sempre o melhor!”. E creio e afirmo que também para as crianças devemos dar sempre o melhor. Seja o melhor lugar no templo ou a cadeira adequada para que os seus pezinhos não fiquem pendurados. Ela ser a primeira a receber o lanche, ter o respeito e cuidados de todos e a proteção da sua integridade física, emocional e espiritual.

Jesus disse em Mateus 18.3: “e disse: Eu lhes asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no Reino dos céus”. Ser como uma criança é ser inocente e humilde, despreocupada, alegre e sempre encontrar um tempo para brincar e se divertir. E é exatamente isso que cremos: todas as crianças merecem o melhor, inclusive as que vivem em situações de risco nas ruas.

Louvamos a Deus pelo privilégio de alcançar com o seu amor corações que estão sofrendo nas ruas da cidade. Queremos fazer Medellín se alegrar e para isso precisamos seguir trabalhando com a Fundação PARE, levando o alimento físico para que, em seguida, possam ter o coração e mente abertos para receber o alimento espiritual. Para isso existe o projeto de Missões Mundiais, para levar alegria a todas essas crianças e famílias que estão sofrendo nas ruas sem um teto, sem alimento e sem o amor de Deus em seus corações.

Faça parte do que Deus está fazendo na Colômbia em orações e doações.

Carmem Lígia
Missionária na Colômbia

 

Sobre o projeto
A Fundação PARE realiza um trabalho social com as famílias mais afetadas pelo uso de substâncias psicoativas, moradores de rua, migrantes, imigrantes e pessoas com outras características. Ajude o projeto a continuar seguindo em frente, transformando vidas e apresentando às pessoas o amor de Deus, doe agora