A nova realidade mundial tem afetado a todos nós, ainda que de maneira diferente. No meu caso, estive por cinco meses longe da minha família e da igreja a qual pastoreio. Por causa do fechamento do aeroporto na Guatemala, não consegui voltar ao país e, por isso, estive muito limitado ministerialmente.

Apesar do distanciamento social, nossa igreja tem programas que são de importância fundamental para esse momento. Graças a Deus, consegui voltar recentemente ao campo missionário e, também, para minha esposa e filhos.

É com muito ânimo que retorno à Guatemala para continuar o ministério que temos aqui e testificar o amor de Deus para as pessoas, ainda mais agora, em momentos de tantas trevas.

A igreja tem tido um enorme desafio, uma vez que a maioria dos irmãos não tem internet em suas casas e ficaram muito isolados. Agora estou em contato com esses irmãos e posso orar por eles. Acredito que o acompanhamento pastoral deva ser intensificado em um momento onde os membros da igreja estão mais fragilizados.

O Centro Educativo, apesar da crise, tem sido uma bênção para as famílias que o frequentam. Temos enviado cestas básicas para todas as famílias e mantivemos as aulas. Tenho que testemunhar aqui o comprometimento de toda a equipe que tem se mobilizado para estar em contato com as famílias, levando materiais escolares, exercícios e monitorando a situação social e espiritual.

Infelizmente, o isolamento social afetou muitas pessoas que estavam recuperadas da dependência química e algumas recaíram. O grande problema nesse momento é que os centros de reabilitação não estão aceitando novas internações, pois há muita preocupação com a Covid-19. Por consequência, há pessoas que recaíram e estão morando nas ruas em um momento em que a temperatura gira em torno dos 17° à noite.

Peço oração por esses irmãos que, em um momento de fraqueza, recaíram. Ore para que tenham suas vidas preservadas e possam ser tratados o mais rápido possível. Também peço oração pela retomada do trabalho,  agora que estou de volta ao campo.

Não se trata apenas do tempo, mas de como a pandemia está afetando o funcionamento e os novos desafios.  Agradeço, de coração, a todos que estiveram orando por nossas vidas nesse momento de distanciamento familiar e, também, ao acompanhamento de Missões Mundiais.

Rodrigo Pinheiro
missionário na Guatemala

 

Doe agora