Dezembro sempre foi um mês muito esperado pelas crianças na Venezuela. Era um tempo de festas com muita celebração pelo nascimento de Jesus, reunindo as famílias para enfeitar as árvores e alegrar as crianças com muitos presentes.  As festas de Natal começavam no dia 16 de dezembro e terminavam no dia 24, com as famosas novenas contando a história do nascimento de Jesus. Familiares vinham de todas as partes para, juntos, preparar e saborear as comidas típicas da época: hallacas (feito com vários tipos de carnes e farinha de milho), doce de lechosa (uma sobremesa preparada com mamão verde e açúcar mascavo) e a chicha (bebida cremosa e refrescante feita à base de leite e arroz). Tudo muito delicioso!

Hoje, a crise social e econômica em que o país vive separou as famílias venezuelanas. Pela realidade atual muitos pais tiveram que deixar seus filhos sozinhos ou com algum conhecido e viajaram para outros países buscando melhoria de vida. Há muita dificuldade para se comprar alimentos e nenhum recurso para os presentes que as crianças tanto sonham.

Em cada uma das 81 unidades do PEPE espalhadas pelo país, 1.771 crianças estão aprendendo a ler e escrever, ao mesmo tempo em que recebem dos seus missionários-educadores muito amor e carinho.  Com grande esforço estamos conseguindo levar um alimento para as crianças; para a maioria é a única alimentação recebida durante todo o dia.  

Este ano queremos que os nossos “pepitos” e “pepitas” tenham um Natal muito feliz. Além de celebrar com dramatizações e músicas, algumas delas receberão um bom alimento, doces, brinquedos, roupas e calçados, que Deus nos enviou através de doações. Sinto-me triste ao pensar nas muitas crianças que não poderemos alcançar.

Nos PEPEs ajudamos as crianças a saberem que Jesus Cristo é o centro da celebração do Natal. Ele é o verdadeiro aniversariante e o mais precioso presente que cada criança necessita para a sua vida. Assim, na Venezuela, as crianças dos PEPEs, mesmo vivendo em um país em crise, podem sorrir com alegria, conhecendo e deixando Jesus nascer em seus corações neste Natal. Muitos emigraram, mas o nosso Deus ficou na Venezuela levando amor e alegria a todas as crianças!

Batistas brasileiros, nesse país vizinho temos crianças precisando de nós. Juntos podemos, não somente alimentá-las, mas também colocar em seus rostos um verdadeiro sorriso. Junte-se a nós para ajudar as crianças venezuelanas não somente nesse Natal, mas nos 365 dias de 2020. Que nesse novo ano, possamos trabalhar e ofertar para fazer uma criança venezuelana sorrir.

 

Carmen Ligia F. Andrade
coordenadora PEPE Américas

 

Doe agora