Missões Mundiais participou da Primeira Consulta sobre Generosidade realizada pela Aliança Global Wycliffe América, de 2 a 4 de julho em Quito, no Equador. Foram 22 países representados e 36 agências missionárias que atuam especificamente com tradução de Bíblia no mundo.

Essa consulta teve como objetivo realizar uma exploração missiológica da Aliança Global Wycliffe sobre a generosidade como forma de vida.

Como participantes da missão de Deus, a generosidade deve ser uma resposta natural à medida que a Igreja de Cristo vive e serve em comunidade. Como servos de Cristo Jesus, a generosidade engloba tudo o que nós somos, incluindo nosso tempo, compaixão, oração e serviço, não se limitando a generosidade somente ao aspecto financeiro.

A generosidade não é somente uma resposta de uma pessoa à outra, mas também é uma demonstração da nossa adoração a Deus.

No primeiro dia foram abordados os conceitos teológicos sobre a generosidade à luz do Antigo e Novo Testamento, e também buscou-se compreender o entendimento de todos os participantes sobre a generosidade. Além disso, refletiu-se também sobre a experiência pessoal de cada participante com a generosidade. Alguns participantes refletiram que a colaboração da Igreja de Cristo atuando em parceria e buscando a mordomia dos recursos são formas de expressar a generosidade.

No segundo dia, foi refletido sobre como cultivar um estilo de vida de generosidade e quais os obstáculos para que todos sejam generosos. No terceiro e último dia, a Consulta levou os participantes a refletirem sobre como suas agências missionárias poderiam desenvolver uma cultura organizacional de generosidade, bem como a generosidade poderia impactar e influenciar suas ações no campo missionário.

A expectativa da Aliança Global Wycliffe foi que, por meio de um processo reflexivo e consultivo, todos os participantes, no término da Consulta, aprofundassem, sob uma perspectiva bíblica, sobre como a generosidade foi entendida e expressa tanto pelo povo de Israel no Antigo Testamento, como pela igreja no Novo Testamento. E também que todos crescessem na compreensão do que significa Deus ser um Deus generoso.

Em resposta a essas descobertas bíblicas, a expectativa da Aliança Global Wycliffe foi de que todos os participantes avaliassem suas próprias práticas e aprendessem juntos a cultivar um estilo de vida de generosidade que resultará em gratidão a Deus, serviço a outros e gestão saudável no recebimento e compartilhamento de recursos.

Essa Consulta foi muito importante para que Missões Mundiais refletisse de que forma tem aplicado a generosidade em seus processos e ações no campo missionário. E também conectar cada Igreja Batista Brasileira para que, cada vez mais, viva a generosidade de Deus em suas práticas missionárias no campo transcultural.

 

Daniel Moulié
staff Brasil