Considerando a analogia do DNA biológico, podemos afirmar que o DNA Missionário JMM é o conjunto de elementos que contém os princípios espirituais que impulsionam e orientam o desenvolvimento de uma vida missional de todos os discípulos de Jesus.
Estes princípios espirituais são considerados os pilares da obra missionária. Estes pilares possuem igual importância e devem estar igualmente presentes no planejamento e ações da obra missionária, tanto local quanto global. Estes pilares são: orar, ofertar, mobilizar e ir.

Missões Mundiais tem o compromisso de planejar e desenvolver suas ações missionárias, considerando cada um destes pilares. São eles que compõem o DNA missionário da JMM.
 
Por que compartilhar o DNA Missionário JMM?

Compreendemos nossa missão em “fazer discípulos de todas as nações”. Compreendemos também que estes discípulos devem ser encorajados a compreenderem sua participação em levar o Evangelho de Cristo até os confins da Terra.

Considerando que “todos enviam para todos”, entendemos que devemos somar forças aos movimentos de despertamento e envio de missionários de outros países para todos os povos, para o crescimento da obra de evangelização no mundo. Assim, cremos que chegou o tempo de compartilhar nossas experiências e estratégias de mobilização das igrejas, captação de recursos, seleção e capacitação dos vocacionados e sustento destes missionários no campo transcultural.

O objetivo estratégico “Compartilhar o DNA Missionário JMM” reflete o que queremos produzir: uma mudança interna nas pessoas e consequentemente nas igrejas e organizações denominacionais. Mudança esta que será capaz de ser replicada pelos próprios nacionais e alimentada pelos resultados colhidos através da mobilização das igrejas e do trabalho de seus vocacionados no campo.

Compartilhar o DNA Missionário JMM consiste em mobilizar, capacitar e apoiar líderes, igrejas, organizações missionárias e instituições denominacionais para se engajarem na obra missionária global. 

DNA Missionário JMM - Cuba 

Há alguns anos temos atuado no compartilhamento do DNA Missionário com a liderança batista em Cuba, junto às convenções do Ocidente e do Oriente. No Oriente, atuamos através de nossos missionários Claudinei e Priscila para o estabelecimento da Junta de Missões Internacionais e de um plano de Capacitação Missionária Transcultural, que está sendo implementado neste ano. No Ocidente, atuamos junto a agência Cubanos a Las Naciones, compartilhando nossos processos e estratégias, capacitação de mobilizadores nacionais e o envio do primeiro Radical Latino Cubano, que está atuando com a equipe na Colômbia, neste ano. 

DNA Missionário JMM - Venezuela 

Também temos atuado nos últimos 5 anos junto à liderança batista na Venezuela, compartilhando nossos processos e estratégias, capacitando líderes, colaborando para o desenvolvimento dos missionários nacionais venezuelanos e no envio para além de suas fronteiras.

No início de 2018, atuamos junto à Convenção Nacional Batista da Venezuela para o estabelecimento, em parceria com a JMN, da Casa Missão Brasil-Venezuela, em Boa Vista/RR, para atuar entre imigrantes venezuelanos. Atualmente, seis missionários venezuelanos atuam no Brasil entre imigrantes, em Boa Vista e São Paulo.

Treinamos uma missionária venezuelana em nossa sede da JMM e hoje ela atua no processo de seleção e cuidado do missionário na Venezuela, que conta com mais de 700 missionários venezuelanos atuando no país e se preparando para missões internacionais. Ela também está atuando no estabelecimento do setor de Missões Internacionais da Convenção, o equivalente à Junta de Missões Mundiais Venezuelana. 

Através do DNA Missionário JMM a Venezuela foi despertada para o PEPE (programa socioeducativo) e hoje é o país na América Latina que mais planta unidades do programa. São mais de 1.400 crianças alcançadas e beneficiadas pelo PEPE. 

Seguimos animando a ambas as Convenções, Cubana e Venezuelana, a trabalharem os quatro pilares que formam o DNA numa fase atual de mentoria e assessoria às respectivas lideranças.


Pr. Ruy Oliveira
Coordenador Regional - Américas