A história Bíblica não trata, em primeiro lugar, do desejo do homem de estar com Deus; ela trata, acima de tudo, do desejo de Deus em estar com o homem. A promessa central da Bíblia é: “Eu estarei com vocês!” A promessa de Sua presença foi feita a Abraão, Jacó, José, Moisés, Davi, Maria, Paulo e outros. 

"A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamarão Emanuel", que significa "Deus conosco". (Mateus 1.23) 

No Jardim do Éden, no Tabernáculo, no templo, no deserto em forma de coluna de nuvem ou fogo havia sempre o lembrete: “Não se esqueçam, eu estou no meio de vocês”. Quando o próprio Deus veio à Terra, o seu nome redentor foi Emanuel, Deus conosco! Um ano se passou e mais uma vez Deus esteve conosco. Experimentamos de perto a sua santa presença, apesar do meu interesse por Ele ter oscilado inúmeras vezes (Que insondável amor é este que, apesar de mim mesmo, tem por mim um desejo constante!). 

Creio que Deus também esteve presente através de você e outros que carregaram nossos fardos e ainda levaram nossos nomes diante do trono, a fim de que recebêssemos profundas convicções e o desejo de avançar sempre. Se, apesar de todas as dificuldades, continuamos a “sonhar” com um grande ministério, é porque Sua presença e aspirações se fazem sentir em nós. 

Desde que aqui chegamos, o Senhor tem nos dado distintas oportunidades de compartilharmos sua Palavra, e creio que este foi um ano bastante abençoado e produtivo. Na pequena igreja na qual laboramos em sua revitalização, atuamos tanto no ensino público como em casas. Também visitamos o “Lar de Idosos” e ali trabalhamos no evangelismo e orientação espiritual; com uma pequena equipe trabalhamos na abertura de uma nova congregação no Bairro Caupolican; demos aulas de português e ainda realizamos vários operativos relacionados à saúde e prevenção de enfermidades. 

Na prisão, ensinamos sistematicamente a Bíblia para 23 ou mais detentos; neste local Deus tem nos dado grandes experiências. Creio que nenhum outro ambiente há proporcionado tanto a oportunidade de crescimento espiritual em minha vida como este! 

No Seminário local (ITIP) tivemos a grande oportunidade de ensinar quatro disciplinas e alcançamos 45 alunos ministrando matérias bíblicas e missiológicas. No ambiente eclesial, acompanhamos de perto vários vocacionados ao ministério tal como Roberto e Veski, Jano e Ivana, Pablo, Greyce e Victória. 

A participação na Fraternidade de Pastores permitiu nossa inserção em várias igrejas. Tivemos oportunidades de fazer novos amigos, de captar alunos para o Seminário local e ainda de expor o texto bíblico em várias igrejas. 

Durante este ano, recebemos em nossa casa muitas famílias, tanto crentes como não crentes. Recebemos estrangeiros fugindo da pobreza ou mesmo da perseguição em seus países de origem. Em algumas situações não sabíamos muito bem como atuar, entretanto sabíamos que o Espírito estava nos “empurrando” para isso. Tristemente brasileiros são motivados a deixar o Brasil e vir a Punta Arenas. Contudo, uma vez aqui, são estafados por alguns conterrâneos e, devido ao elevado preço do aluguel praticado na cidade, optam por viver em cortiços ocupados por estrangeiros.

Temos nos relacionado com algumas famílias brasileiras e buscamos ajudá-las nesta transição. Mas sentimos que estamos diante de um problema social tremendo, onde somos apenas parte de uma solução. 

Laerte, Jussi e seu filhinho de três anos, Elias, chegaram a Punta Arenas há duas semanas. Estão em um pequeno e fétido quarto, contudo se mostram esperançosos, íntegros e desejosos de compartilhar suas ansiedades e sofrimentos. Reunimo-nos várias vezes na semana, saímos juntos buscando casa e tratamos de diminuir o estresse e ansiedade. Elias chora muito e parece sentir a pressão que pesa sobre os pais. 

Tristemente alguns brasileiros acabam se envolvendo na prostituição ou mesmo amasiando-se com um nacional, e nesta condição sofrem o isolamento social, politico, moral ou mesmo violência de gênero. Por vezes chegam até nós este “excedente social” buscando respostas e soluções rápidas as suas necessidades. 

Se antes tínhamos que “sair às nações” para um trabalho evangelístico transcultural, hoje o Deus soberano e senhor da história, traz estas nações até nós e temos que sensibilizar-nos ante as muitas oportunidades. Creio ser necessário colocarmos este tema dentro dos parâmetros da soberania de Deus e nos posicionarmos como agentes de Deus, sinalizando o futuro e as muitas promessas irrevogáveis do Pai a um povo peregrino. 

Temos nas Escrituras muitos textos que apontam para um Deus imanente e “também peregrino” e, por isso, Ele se sensibiliza com os expatriados, com estrangeiros e peregrinos, pois Ele mesmo o foi. 

Agradeça a Deus pela graça a nós estendida ao termos o privilégio de servi-lo no ministério. Agradeço ao Pai por você e tantos outros que, durante todo este ano de 2018, esteve ao nosso lado através de suas orações e ofertas. Sem a sua participação seria impossível tantos logros ministeriais. Sou grato também pelos amigos e irmãos chilenos que nos acolheram e nos receberam como a filhos. Estes, de igual maneira, têm sido instrumentos de graça e ânimo. 

A vida é um dom, o caminhar com Cristo e servi-lo um privilégio. Sigamos juntos naquilo que o Senhor nos confiou, pois talvez, breve, estaremos “em casa”. 

Pr. Claudinei e Priscila Godoi,
missionários no Chile

Doe agora