Alguém já disse que “um homem não morre quando deixa de viver, mas quando deixa de sonhar”. Esta frase, me fez lembrar nossa querida Irmã Anita de Moçambique. Um dia lhe perguntei qual era o sonho dela, e a resposta me fez chorar. Ela disse que já não tinha sonhos e que apenas vivia. 

Muitos se encontram na mesma situação. Tudo na nossa vida começa com um sonho. O povo de Israel sonhava com a libertação e a restauração. O “cativeiro” mencionado no Salmo 126 se refere ao exílio babilônico. O povo judeu havia sido levado cativo para a Babilônia. Quando Jerusalém foi saqueada e o Templo de Salomão foi destruído. Este foi um período de profundo sofrimento e angústia para Israel, e a promessa de libertação e restauração era um anseio intenso de todo o povo. 

Os sonhos regam a mente infrutífera, fazem florescer o jardim do nosso coração, nos fazem vislumbrar um mundo melhor. Todos quantos estão parando de sonhar estão abandonando simplesmente o prazer de viver. Os sonhos são como um novo amanhecer. Vêm nos trazer boas novas de um dia melhor. Sonhar faz parte da vida de gente capaz, de gente que pensa, de gente visionária, e o maior responsável pela frustração dos nossos sonhos somos nós mesmos. 

O ex-presidente americano Richard Nixon afirmou: “os covardes nunca tentam, os fracassados nunca terminam e os vencedores nunca desistem”. Para sonhar é preciso respeitar os ciclos, pois Deus tem um tempo determinado para todo propósito. 

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.” (Eclesiastes 3.1). 

Corra atrás dos seus sonhos, pois nunca é tarde para sonhar! Fecho essa reflexão com uma música que tanto amo do Sergio Lopes. 

"Sonhos, quem nunca teve um sonho pra sonhar? 

Eu sei que muitos cansam de esperar, e perdem a fé, a fé em Deus 

Sonhos na vida de quem guarda sua fé, 

é só uma questão de tempo 

nunca aconteceu de Jesus desapontar um filho seu". 

Aqui no Quênia, nós, a sua família missionária, temos ainda muitos sonhos a serem conquistados, tanto pessoal como ministerial. Alguns já foram realizados. Começamos a revitalização da igreja com 15 pessoas e hoje somos mais de 120. Desde que chegamos (3 anos atrás), a igreja não tinha realizado a Santa Ceia e no ano de 2023 tivemos nossa 1ª comunhão. Realizamos também uma conferência para mulheres na qual mais de 170 mulheres estiveram presentes por 3 dias.

Quantos sonhos estão sendo realizados pelo nosso bom Deus! Aleluia!

Ainda há outros que vou compartilhar pedindo que juntem-se a nós para interceder por eles. Agora estamos sonhando com a construção de 3 salas de aula e uma cozinha que atenderá tanto a igreja como nossa escola que funciona durante a semana. Também estamos sonhando com um carro que facilitará e muito a nossa locomoção para as vilas.
E que venham os próximos sonhos, desafios e realizações em 2024! Continuem orando pela direção de Deus para a realização desses sonhos em Meru e no Quênia. Interceda para que sejamos usados pelo Espírito Santo para anunciar a Palavra e completar a missão aqui no campo. 

Jacqueline Matos Dos Santos Thupula

Missionária no Quênia

ADOTE A MISSIONÁRIA