A Deus seja dado a Honra, Glória e Louvor que nos tem permitido o conhecimento e entendimento da Sua Poderosa Palavra. Gostaria de compartilhar sobre o Projeto Ler é Conhecer”. Este é um clube de leitura para jovens moçambicanos. Sem dúvidas é um projeto que nasceu do coração de Deus, pois tem impactado a vida de muitos jovens e transformado suas vidas de maneira grandiosa e notável.

O projeto Ler é Conhecer começou há 3 anos. Atualmente temos 78 jovens inscritos e participantes no projeto. Esse projeto visa o crescimento e fortalecimento espiritual de cada cristão. O objetivo é levar cada cristão a ler um livro cristão por mês e também a Bíblia toda em um ano. Significa que em um ano eles devem ler no mínimo 12 livros e a Bíblia toda. Eles devem respeitar o tempo e relatar constantemente o que entenderam da leitura e o que mais impactou a sua vida.

A cada dois meses realizamos o Encontro de Leitores. Nesse encontro cada leitor tem a oportunidade de compartilhar quantos livros já leu, qual o livro que mais impactou a sua vida e como a leitura tem transformado a sua história.

Os testemunhos são impactantes!! Ouvimos jovens, que outrora estavam perdidos e sem rumo em suas vidas; mas que encontraram o Caminho que é Jesus e que tem sido transformados pela Sua Palavra e fortalecidos com a leitura dos livros cristãos.

O Pr. Edvaldo, indica livros específicos para cada leitor. Muitos jovens ele já conhece, entende suas necessidades e características; sabe o que realmente cada um precisa. Isso tem feito toda a diferença, pois eles se identificam com a leitura. É gratificante ouvir de cada um deles: Obrigada pastor, eu realmente precisava dessa leitura!

Uma das jovens, ao relatar o que tinha mais impactado sua vida, começou a chorar muito. No relato de suas leituras ela disse que entendeu a necessidade e urgência de falar de Jesus para sua família. Continuou ainda relatando que algo no interior dela mudou radicalmente ao ler aquele livro, pois ela entendeu na íntegra a necessidade de cada cristão pregar o Evangelho e ser instrumento para levar outros para o céu. Percebeu a responsabilidade dela diante dos seus irmãos, pai e mãe; e que ela deveria falar do evangelho dentro de casa. Concluiu depois que pela fé ela iria ver toda a sua família salva por Jesus. Esse é o poder de Deus através da leitura!

Uma outra jovem chamada Rofina, relatou a sua rica experiência com a leitura dos livros cristãos. Essa jovem, graças a Deus, já está cursando faculdade de Letras. Fato louvável em um país em que poucos jovens têm essa oportunidade. Em um dia comum na faculdade, um de seus professores começou a fazer uma pesquisa para ver a relação dos jovens com a leitura. Perguntou na classe quantos jovens havia lido pelo menos um livro inteiro na vida. Rofina se levantou e começou a relatar todos os livros que já tinha lido, especificando os títulos, autores e o quanto mudou sua vida. Eram muitos livros ao todo, pois ela está no projeto desde o início. Todos ficaram muito impressionados, inclusive seu professor. E ali, naquele mesmo dia ela testemunhou o quanto Deus é bom, as oportunidades que Deus tem dado a ela através do conhecimento, e que Deus pode fazer tudo isso na vida de cada um que buscar a Ele.

Outros jovens começaram a compartilhar com seus vizinhos sobre o projeto, e esses vizinhos têm procurado o projeto para fazer parte! Ah que benção! Muitos estão aceitando a Jesus como seu único e suficiente salvador através da leitura.

É gratificante ver o quanto eles estão crescendo e sendo incentivados cada vez mais a mergulhar no mundo da leitura e do conhecimento. Isso enriquece! Ainda mais se tratando de uma geração que está sendo influenciada a viver nos eletrônicos e muitas vezes acompanhando coisas que não acrescenta em nada em suas vidas.

Agradecemos a Deus pelo Projeto Ler é Conhecer, pois tem levado muitos jovens ao conhecimento, crescimento e principalmente uma maior intimidade com o Criador. Pedimos que os irmãos continuem nos ajudando em orações! Que Deus continue nos dando estratégias para ganhar os perdidos e fortalecer o Seu povo na Sua Palavra.

Deus abençoe!

Adriana Marcolino
missionária em Moçambique/ África Austral

ADOTE