A Primeira Igreja Batista do Lins de Vasconcellos, no Rio de Janeiro, abriu suas portas na noite desse domingo (31) para um culto de gratidão a Deus pelos 27 anos de ministério da missionária Veralúcia Ferreira da Rocha. Foi esta mesma igreja que, na década de 1990, decidiu sustentar integralmente Verinha, que integrou a primeira equipe de obreiros de Missões Mundiais enviada a um país africano de maioria muçulmana. 

O pastor Ailton Desidério recebeu com carinho representantes da agência missionária da Convenção Batista Brasileira para os povos estrangeiros, além da homenageada da noite. A palavra ficou por conta do diretor executivo de Missões Mundiais, Pr. João Marcos Barreto Soares, que também apresentou um vídeo sobre a trajetória de Verinha e com depoimentos de missionários que marcaram a sua caminhada no Senegal e no Mali. Verinha ainda recebeu a oração da igreja e uma linda placa e um presente das mãos do pastor João Marcos.

ASSISTA AO CULTO AQUI  

Trajetória
Deus colocou pessoas certas no caminho de Verinha. Com o apoio de igrejas brasileiras, ela fez seminário e chegou até Missões Mundiais após abrir mão de um cargo importante em uma grande empresa onde atuou durante 10 anos. 

O envio para o Senegal aconteceu em 1994, depois que a PIB do Lins decidiu sustentá-la integralmente. Foram 12 anos dedicados à salvação de senegaleses para Cristo. Mas nem sempre a caminhada foi fácil. Em um acidente de carro, Verinha perdeu duas companheiras de ministério e ficou gravemente ferida. 

No entanto, o que parecia ser o fim, na verdade era apenas um obstáculo de uma caminhada de 27 anos de ministério. Com a força do Senhor e apoio incondicional de Missões Mundiais, a missionária fixou seus olhos nas promessas de Deus e seguiu firme. 

“...Esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de deus em cristo jesus.” - Filipenses 3.13 e 14

Com sua formação também em Enfermagem, Veralúcia iniciou no Senegal o projeto Fábrica de Esperança, com foco em saúde, que hoje é coordenado pelo missionário e ortopedista Humberto Chagas.

E após 12 anos no Senegal, Verinha entendeu que a vontade de Deus era para que ela passasse para o Mali. E assim foi, diante de uma oportunidade de treinamento de turmas de jovens missionários do projeto Radical África.

Verinha dedicou 15 anos de sua vida ao Mali, apoiando turmas do Radical, servindo no PEPE (programa socioeducativo) e levando muitas vidas ao trono da graça de Deus.

Ao todo, foram 27 anos de ministério. Grandes alegrias, perdas dolorosas, mas de muitas conquistas, não só de vidas salvas para o Reino, mas de amigos mais chegados que irmãos.

São milhares de amigos que Verinha fez por onde passou, nos campos, na sede de Missões Mundiais e em cada Igreja Batista do Brasil. Irmãos e irmãs em Cristo que oraram e sustentaram as cordas para que Verinha completasse a missão.

“Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda.”  - 2 Timóteo 4.7 e 8