O PEPE Surdos do Senegal – Ephata é um projeto que tem oportunizado uma educação pré-escolar de qualidade de forma holística. Essa ação de Missões Mundiais é resultado do trabalho do casal missionário Walter e Alzira, que já atuava com surdos. Vendo a necessidade de incluir as crianças foi feito um trabalho de sensibilização com as famílias que timidamente foram aderindo ao projeto.

A educação inclusiva ou educação especial ainda não é uma realidade no país. Além da falta de escolas que atendam a esta necessidade, ainda existem outras barreiras culturais que sempre deixavam os meninos e meninas surdos excluídos do sistema educacional.

A falta de recursos econômicos é um impedimento para as famílias enviarem seus filhos para as poucas escolas existentes que se concentram na capital, Dacar. A cosmovisão religiosa também é um bloqueio. Muitos senegaleses acreditam que, a surdez é uma maldição ou castigo resultado do pecado dos pais. Além disso, existe uma crença de que a criança surda não é capaz de aprender. Como se tudo isso não bastasse, essas crianças também sofrem toda sorte de violência. Para tentar protegê-las os pais as deixam em casa, bem escondidos. Isso porque, uma criança surda encontrada na rua pode sofrer bullying, insultos e até mesmo agressões físicas.

No PEPE essas crianças têm encontrado um lugar de esperança e respeito. Com um ensino adaptado às suas necessidades, alguns objetivos têm sido alcançados. Entre eles, a desmistificação de que crianças surdas não são capazes de aprender e a melhoria na autoestima desses meninos e meninas. No programa socieducativo, as crianças surdas têm tido a oportunidade de aprender a linguagem de sinais o que tem facilitado sua comunicação. Elas seguem o programa de educação como qualquer outra pessoa de sua faixa etária.

No PEPE há um atendimento diferenciado no cuidado com a criança; elas são vistas como um ser integral. Não é só as competências cognitivas que são trabalhadas, mas também as competências socioemocionais. Elas têm sua espiritualidade desenvolvida através de histórias bíblicas contadas cronologicamente, e do testemunho pessoal dos missionários-educadores.

Diariamente os alunos também recebem orientações sobre saúde bucal através do POPE – Programa de Odontologia Preventiva e Educativa. Todos passam por escovação dental.

Cuidado e inclusão ensinam a estas crianças o quanto Deus as ama e tem um mundo de oportunidades para elas, longe de qualquer limitação.

Obrigado a todos os irmãos em Cristo que já fazem parte do PEPE Surdos do Senegal – Ephata com suas orações e ofertas. Vocês têm sido a voz de Deus que ajuda a transformar a vida desses pequeninos. E se você ainda não faz parte desta grande ação, acesse agora mesmo o site www.doeagora.com.

Youssouful Agil
Missionário de Missões Mundiais