O Dia da Criança Africana é comemorado dia 16 de junho, em memória ao massacre do Soweto, em Joanesburgo, na África do Sul. Em 1976, crianças negras foram mortas por protestarem pacificamente contra o ensino obrigatório da língua africâner, de origem colonial. Esse evento nos chama a atenção para a realidade de crianças africanas serem vítimas de violência, exploração e abuso diariamente.

Em Moçambique, o dia das crianças é celebrado no dia 1º, mas devido às fortes chuvas ocorridas em todo o país, nós, do Projeto Sublime Tarefa, realizamos a nossa festa no dia 24. 

Foi uma manhã linda, alegre, emocionante e cheia de diversão.  Louvamos a Deus por nos dar condições de comemorar essa data especial com as crianças do projeto, as da comunidade que foram convidadas e todos os demais que compareceram. No total, festejamos com 200 crianças moçambicanas, sendo 70 convidadas e o restante participantes do projeto, e 50 adultos.

Iniciamos o Culto Infantil com orações e depois contando uma linda história da Bíblia. No segundo momento, prosseguimos com a “Festinha Animada” das crianças com brincadeiras, jogos, apresentações de músicas e danças. Finalizando com a entrega dos kits e lanches. Enfim, uma manhã na qual os meninos e meninas puderam celebrar seu dia com grande alegria.

É gratificante contar as maravilhas que Deus está realizando a cada dia em Ndunda e, em especial, o milagre para a realização da comemoração ao dia das crianças. O nosso objetivo foi alcançado porque apresentamos o maravilhoso e o grande amor de Jesus para as setenta crianças que não o conheciam e aos aos cinquenta encarregados que compareceram. Todos receberam os kits preparados na hora do lanche e tivemos a alegria de registrar com fotos e vídeos esse lindo e maravilhoso momento.

Crianças lanchando durante a programação do Dia das Crianças, realizado pelo Projeto Sublime Tarefa, em Moçambique

No período da tarde, em resposta ao convite da professora, ministrei a aula  para 36 alunas da classe de alfabetização. Na aula de português usei um cântico que fala sobre: "O  maravilhoso amor de Jesus" e com a aplicação do texto bíblico, a Palavra foi semeada. Das alunas, 15 tiveram o privilégio de ouvir falar de Jesus pela primeira vez. Oremos para que a semente possa germinar e dar frutos permanentes para glória de Deus Pai. Encerramos a aula cantando o cântico o amor de Jesus é maravilhoso e todas as mães da classe receberam um kit para oferecer aos filhos.

 Alunas da classe de alfabetização no Dia das Crianças, em Moçambique

Agradecemos a Deus pela proteção e pelos livramentos visíveis e invisíveis; pela presença e participação dos pais e das crianças que foram convidadas. E também pelo apoio que recebemos dos parceiros, irmãos, familiares e amigos que tornaram possível a realização destas ações onde o nome de Jesus Cristo foi glorificado e exaltado. E também a você, parceiro da obra missionária, que tem nos apoiado com suas orações e ofertas mensalmente. 

Ainda há muitas vidas para alcançar, por isso contamos com a sua intercessão pelos projetos de educação, lazer e apoio às famílias, para que eles sejam instrumentos da sinalização do amor de Cristo. Além disso, ore pela salvação dos pais e alunas do curso de alfabetização e dos demais que participaram da celebração do Dia da Criança em Moçambique. Interceda também por nossas vidas e ministérios, que a cada dia o Senhor nos dê sabedoria e estratégias para alcançar os pequeninos. 

Ana Cristina da Silva Santos e Maria Esmeralda Alves da Silva

Missionárias em Moçambique

Doe Agora