Oferecer igualdade de oportunidade no acesso à educação é um grande desafio mundial. Especialmente em países em vias de desenvolvimento, estas oportunidades não são iguais para todos. As portas da escola continuam fechadas para milhares de crianças em idade pré-escolar e crianças com necessidades especiais. Este problema se agravou severamente com a pandemia de Covid-19, afetando principalmente os países que já enfrentavam dificuldades.

Com os olhos voltados para estas necessidades, Missões Mundiais desenvolve  projetos na área da educação em  33 países. São mais de 720 centros educativos  que oferecem  educação de qualidade com princípios cristãos, a fim de abrir as portas da escola para todos, transformando a vida de seus alunos, educando cidadãos capazes de transformar a sociedade onde estão inseridos.  Missões Mundiais acredita que é possível gerar uma transformação genuína através da educação e formação de cidadãos que reconhecem o Senhor em seus caminhos. 

Em 2019, um relatório do Unicef apontava que mais de 172 milhões de crianças em idade pré-escolar não tinham acesso à educação. Através do PEPE ( programa socioeducativo)  mais de 20 mil crianças recebem a oportunidade de serem mediadas em seu desenvolvimento  cognitivo e psicomotor, e assistidas em suas necessidades nutricionais e de saúde.

Em Moçambique, a Escola Comunitária Arco Íris Machava beneficia  450 crianças entre  4 e 12 anos que viram as portas da educação se abrirem para transformar o  futuro.

Em Angola, a Escola Pamosi (que significa “Juntos”) abriu suas portas para acolher crianças surdas, deficientes visuais e crianças com síndrome de Down num ambiente inclusivo que oferece aos seus 112 alunos, com idade entre 5 e 15 anos, oportunidades iguais  de aprendizagem.

Na Guiné-Bissau, a Escola Batista de Bafatá beneficia 950 alunos de 6  e 25 anos, oferecendo atendimento desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. 

No Senegal, as escolas batistas através das suas unidades Fábrica da Esperança, Dund Gi (“Vida”) e Estrela Brilhante beneficiam mais de 450 alunos da Educação Infantil  e do Ensino Fundamental I. O ensino de qualidade, reconhecido pela comunidade e órgãos competentes da educação do país, é uma oportunidade de testemunhar o amor de Deus, impactando a vida dos alunos e formando cidadãos aptos a transformar a sociedade. 

A educação baseada em princípios cristãos é capaz de produzir uma genuína transformação na vida de seus alunos. 

Khadija Agil
Missionária na África Ocidental

Doe Agora