Compartilho com vocês a história da professora Ná, do povo muçulmano não alcançado com o qual trabalhamos. Ela sofre por seguir Issa (Jesus), em um contexto em que a mulher, para ser salva, deve obedecer aos preceitos do profeta Maomé e submeter-se ao marido. Quando Jesus diz que somos bem-aventurados por dizerem todo mal contra nós, retrata muito bem as muitas situações vividas por Ná.

Ná é uma jovem mulher, de 36 anos, é mãe de quatro filhos, casada, professora há nove anos. Ela é uma crente sofredora no Oeste da África que vive em meio a um povo não alcançado, muçulmano, e um dos mais pobres entre os da sua cidade. O que Ná vivencia, muitos irmãos não gostariam ou não suportariam.

Ela se converteu há 10 anos através de um casal de missionários e logo após começou a trabalhar como professora substituta na pré-escola criada por eles. Lá, recebeu o discipulado e começou a caminhar com Jesus. Contudo, Ná é de uma família muçulmana, casada com um muçulmano e sabe bem quais são as consequências de se declarar cristã em meio ao seu povo. Desta forma, ela preferiu receber o discipulado e caminhar com o casal cristão, em segredo.

Seu testemunho de vida, suas ações, o modo como trabalha e trata a todos revela bem o que se passa em sua mente e coração. Mas ela é uma cristã que não pode professar sua fé abertamente. Ná não participa do Ramadã, não vai à mesquita fazer as orações diárias e não procura os feiticeiros quando há problemas na família ou com vizinhos. Seu marido não a expulsou de casa porque ela não se declarou publicamente cristã, então ele não tem “prova” de que ela não seja muçulmana. Se ele a expulsasse, ela seria devolvida à família e não teria contato com seus quatro filhos.

Atualmente, Ná é a professora-titular do projeto educacional desenvolvido por missionários da JMM em uma localidade no oeste africano há quatro anos. Ela se mostra uma serva fiel a Jesus, realiza um trabalho exemplar na pré-escola e passou a ser vista pela comunidade com menos rigor devido ao seu bom trabalho.

Ela lê a Bíblia de madrugada, com uma vela, depois que todos estão dormindo. E ora por cada aluno seu, além de mostrar a eles diariamente quem é Jesus Cristo e o que Ele fez por nós. Seu marido já a proibiu de dar aulas algumas vezes. Mas depois que as coisas se acalmam com o tempo, ela retorna para a escola e ao seu trabalho em prol do Reino de Deus.

Se Ná escolhesse deixar Jesus e fazer todas as práticas muçulmanas, certamente ela seria bem aceita por toda a comunidade, pois é uma mulher inteligente e que ajuda a muitos. Porém, Ná escolheu caminhar com Jesus mesmo que seja de modo secreto, mesmo que seja perseguida. Ela escolhe ensinar aos meninos do seu povo quem é o verdadeiro Deus, quem é realmente Jesus e como tê-lo sempre perto.

Continue orando pelo trabalho desenvolvido por Missões Mundiais no Oeste da África, por Ná e tantos outros cristãos africanos que sofrem com a perseguição. Deus não os deixa desamparados. E através de suas orações e ofertas a obra missionária pode prosseguir para apoiar os cristãos perseguidos e pregar a Palavra aos que ainda não ouviram.

 

Mussa

Missionário no Oeste da África

Doe agora