Gâmbia é um pequeno país do Oeste da África com pouco mais de 2 milhões de habitantes e com maioria da população seguindo a religião islâmica. Sendo uma nação bem rural, os gambianos basicamente vivem da agricultura de subsistência. A maioria das famílias não teve acesso à educação e, apesar de o Inglês ser a língua oficial, apenas uma pequena parcela da população fala o idioma. As línguas nativas, como principalmente o Wolof, são mais faladas e acabam sendo o que de verdade une as pessoas.


A Igreja Batista em Kachumeh ouviu falar sobre o PEPE (programa socioeducativo promovido por Missões Mundiais) por alguns anos, mas somente em 2016 o programa foi realmente implantado no país. As crianças do vilarejo de Kachumeh tinham dificuldades de ingressar na educação pré-escolar porque as únicas duas escolas da região eram particulares. Outro fator que as impedia de estudar eram as obrigações que tinham, como a ajuda nas tarefas do lar. E por trabalharem tanto, percebi que a maioria das crianças sequer sabia brincar. Lembro-me que quando chegamos ao vilarejo, dois meninos chamaram nossa atenção porque tinham um semblante muito triste, o que não é normal para a idade entre 4 e 6 anos.


Fazendo a sondagem para conhecer o vilarejo, conversamos com algumas famílias e elas ficaram muito empolgadas com a possibilidade de ter uma unidade do PEPE na igreja local. Depois de alguns irmãos aceitarem o desafio de ser missionários-educadores, receberam o treinamento e prepararam o espaço para funcionamento da unidade. Logo depois, foi possível começar o PEPE com 25 crianças de 4 a 6 anos.


Pela primeira vez aquelas crianças estavam tendo acesso à educação pré-escolar, onde podiam brincar, aprender coisas diferentes e comer regularmente. Elas podiam se sentir amadas e cuidadas por nosso grande Salvador. E aqueles dois meninos que chamaram nossa atenção pela tristeza que carregavam, agora estavam sorrindo e brincando no espaço do PEPE Esperança.


Quando as famílias começaram a ser visitadas pelo PEPE VAI, disseram estar muito felizes por todo o trabalho que estava sendo feito com seus filhos. Também os missionários-educadores estavam felizes por ver que faziam a diferença na vida daquelas crianças. Alguns até relataram ter descoberto sua verdadeira vocação. Por isso podemos dizer que o PEPE faz tanto as crianças, como as famílias e os missionários-educadores se alegrarem.


Agora, o PEPE também foi implantado em outro vilarejo, beneficiando mais de 50 crianças e suas comunidades. A expectativa é que essa expansão continue em toda a Gâmbia, alcançando mais crianças e mais famílias com a alegria do Senhor Jesus!

 

Tatiane Batista dos Santos
Coordenadora Nacional do PEPE Gâmbia

 

Doe agora