Recentemente tive a visita inesperada de duas mamães: Isabel e Zefa. Convidei-as para entrar e tomar um chá enquanto conversávamos. Querendo saber mais da necessidade das mulheres da igreja, perguntei à Isabel, que parecia bem experiente, o que ela gostaria de aprender, conhecer ou fazer.

Ela olhou para mim e disse que gostaria de conhecer mais a Deus e a relação que Ele tem com elas. Fiquei sem palavras. Ela poderia pedir qualquer coisa, aulas de português, aulas de inglês, aprender a costurar, artesanato. Mas ela escolheu conhecer mais a Deus. E a conversa não parou por ai. 

Isabel me disse que antes era muçulmana e envolvida também  com feitiçaria mas, em meio aos seus "trabalhos",  ela sempre perguntava onde estava Deus.

“Deus, onde posso te encontrar? Apareça para mim”, dizia.

Até que um dia Deus apareceu para ela e a encaminhou a uma igreja cristã e disse-lhe: “Aqui você me encontrará e saberá mais sobre mim". Então, ela deu tchau aos muçulmanos (palavras dela) e começou a seguir o Deus real, o Deus grande, o Deus verdadeiro. E em Deus ela encontrou a vida, Jesus Cristo. Nunca mais ela entrou em uma mesquita e nem se envolveu com trabalhos de feitiçaria. 

Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor - (Oséias 6.3a)

Porém a igreja batista da cidade estava passando por uma situação difícil. Durante 3 anos Isabel frequentou o templo com duas mulheres e ninguém mais. O pastor tinha morrido e os membros se afastaram. No entanto, ela nunca deixou de seguir a Cristo. Ela dizia, “o Senhor não desistiu de mim. Por que eu desistiria de sua igreja?”. Sempre orando pra que o Senhor enviasse um pastor e mais irmãos para que lhe ensinassem a Palavra e, assim, seus olhos fossem abertos definitivamente e ela pudesse entender as Escrituras de forma profunda.  

O Senhor ouviu a oração de dona Isabel. Enviou um pastor moçambicano no ano passado e também nos enviou. Chegamos para apoiar a igreja. Dona Isabel está feliz, já está participando da Escola Bíblica Dominical e neste mês foi batizada. Começamos um grupo de estudo bíblico só para mulheres, a fim de conhecermos mais a Deus. 

Dona Isabel foi uma das oito pessoas batizadas na Igreja Batista em Lichinga, a única igreja da cidade e que há sete anos não celebrava a Ceia do Senhor. Todos os novos irmãos em Cristo receberam bíblias e certificados de batismo. Tudo isso graças a sua oração e contribuição. Pessoas que nunca tinham recebido uma Bíblia saíram pulando de alegria. 

E você, se tivesse a oportunidade de dona Isabel de pedir qualquer coisa, será que você pediria mais de Deus?

 

Ana Costa
missionária em Moçambique

Doe agora