Em um campo de Missões Mundiais na África Ocidental nossos olhos se enchem de alegria ao testemunhar o quanto têm crescido o número de atendimentos na clinica de nutrição An na Buru (Pão Nosso, na língua Marka Dafing); de palestras sobre saúde, alimentação, higiene e aleitamento materno e formação sobre hortas familiares e fabricação de adubos e pesticidas naturais. Ações que ajudam a transformar a vida da população local que tem experimentado o verdadeiro cuidado de Deus.

A missionária Gabriela Mendes, à frente de boa parte destas ações, sabe que tudo isso só é possível porque pessoas como ela disseram sim ao chamado de Deus e estão dispostas a obedecer todo e qualquer direcionamento do Pai. Ela cita Números 9.17-22 para lembrar como Deus guiava o povo de Israel.

 

Sempre que a nuvem se levantava de cima da Tenda, os israelitas partiam, e conforme a ordem do Senhor, acampavam. Enquanto a nuvem estivesse por cima do tabernáculo, eles permaneciam acampados (...) quer a nuvem ficasse sobre o tabernáculo dois dias, quer um mês, quer mais tempo, os israelitas permaneciam no acampamento e não partiam; mas quando ela se levantava, partiam – (Números 9.17-22)

“Faz algum tempo que o Pai fala comigo neste texto, que descreve a maneira como o povo de Israel era guiado e faz pensar muito na total dependência de Deus. O povo não sabia para onde ia; não sabia quando ia; não sabia como ia. Simplesmente ia quando a nuvem se movia, e parava quando a nuvem parava”, comenta Gabriela.

“Será que há uma melhor descrição de seguir os movimentos de alguém? Imagine o quão difícil é chegar num lugar, começar a se estabilizar, montar acampamento, desfazer malas e, de repente, a nuvem se move!? O fato é que não é – e nunca foi – fácil seguir ao Senhor. Mas a certeza da condução e da companhia Dele compensam qualquer dificuldade”, refletiu.

Por conta da situação de insegurança no país, que impediu Gabriela de estar diariamente na clínica, os auxiliares garantiram o bom funcionamento. Eles se tornaram cada vez mais independentes nos procedimentos, gerenciamentos e tomadas de decisões.

“No mês passado tivemos um bom tempo de conversas sobre o futuro. Discutimos algumas possibilidades e caminhos, e estamos agora na fase de implantação de uma farmácia. O objetivo é gerar lucro que será reinvestido na própria clínica, para que dessa forma o projeto seja cada vez mais autossustentável”, diz.

Peça ao Pai que cuide de Gabriela, das ações neste campo e dos obreiros da terra que se mostram a cada dia valentes do Senhor. Peça também que todas as necessidades da clínica Pão Nosso sejam supridas através do envolvimento de ofertantes do PAM – Programa de Adoção Missionária.

 

por Marcia Pinheiro