Começo este artigo pedindo para que reflita sobre a importância para uma mulher africana, casada, ter filhos. Se o filho for homem, a honra e a segurança da mãe africana ficam mais evidentes, pois é o filho homem quem vai protegê-la no convívio familiar. Uma mulher africana casada e sem filhos é desprezada por toda a comunidade em que vive, e o próprio marido poderá dispensá-la, devolvendo-a aos pais dela; ou o mais comum: arrumar outra esposa. Daí as brigas, as humilhações e até mortes, que complicam ainda mais a convivência familiar entre os homens que optam por arrumar outra esposa; se eles não gerarem filhos, seus amigos também os desprezarão.

Há 9 anos vivemos como missionários na Guiné-Bissau e esta ainda é realidade nesta nação africana. Por conta do desprezo, provocado pelo “ventre estéril”, e pela pressão familiar, muitas mulheres muçulmanas estão se aproximando do Evangelho, pois Deus atende as orações de mulheres aflitas, estéreis.

Ultimamente na região de Gabu, onde temos uma congregação, dezenas de mulheres procuram aquele local, pois Deus está ouvindo as orações e muitas esposas estéreis estão grávidas, fazendo com que muitos maridos se convertam a Jesus Cristo. O mais belo disso é que famílias inteiras, muçulmanas, estão se rendendo aos pés do Salvador!

Conto com sua oração, principalmente pelo povo da etnia fula, com quem trabalhamos. Muitos convertidos ainda sofrem perseguições, e por isso peço que interceda por eles. Há, ainda, outra etnia muçulmana que reside no extremo leste da Guiné-Bissau, onde ainda não há convertidos. São os saraculés, povo resistente ao Evangelho. Recentemente, um missionário adotou uma criança daquela etnia e, quando a família foi fazer oração em nome de Jesus, a menina ficou endemoninhada e rejeitou a oração, fazendo com que o missionário a devolvesse aos seus pais.

Ore conosco pelo povo saraculé, pois mesmo com um trabalho missionário na aldeia há mais de 10 anos, não há convertidos. Mas sabemos que entre eles existem mulheres oprimidas e estéreis. Que Deus derrame misericórdia sobre os saraculés, e que o ventre de suas esposas sejam abertos, em nome de Jesus!

 

Pr. Freddy e Elaine Ovando
missionários na Guiné-Bissau

 

O pastor Freddy Ovando também usa seu talento como pintor para retratar as necessidades do povo da Guiné-Bissau. Seus quadros valorizam principalmente os desafios das mulheres, adolescentes e crianças locais. As ilustrações deste artigo também são de autoria de Freddy Ovando.

Doe agora