Os ataques terroristas no continente africano – intensificados durante o Ramadã – já deixaram centenas de mortos e feridos. Em junho, um triplo ataque suicida à aldeia de Konduga (Nigéria) levou a óbito 30 pessoas e deixou 42 feridos; as suspeitas de autoria apontam para o grupo Boko Haram, mas não houve um pronunciamento oficial. No Mali, no vilarejo da etnia Dogon, 95 pessoas morreram e 19 desapareceram, num dos maiores massacres dos últimos meses. Neste caso, não há indícios de terrorismo, mas, sim, de retaliação entre aldeias de etnias diferentes.

“Nosso país ainda vive dias de terror, afetando várias áreas, fazendo com que o país regrida”, conta os missionários Pedro e Clara Lourenço que atuam na África Ocidental.

Estima-se que 1,5 milhão de pessoas estão refugiadas, vindas do Norte e do Leste para a região central do país da África Ocidental. Muitos carecem de ajuda humanitária e os missionários tentam, na medida do possível, apoiar àqueles que seguem próximos às vítimas.

“Os ataques aos cristãos continuam! Durante o mês de junho várias igrejas foram incendiadas e ameaçadas. O fato mais recente e chocante foi a execução pública de quatro pessoas pelo simples fato de usarem crucifixos”, compartilha o missionário Pedro Lourenço.

Nossos missionários se encontram em uma região considerada mais segura, porém, eles sentem com o povo a pressão de tamanha violência. Em meio ao caos, Deus cuida dos seus servos, pois, apesar de tudo, eles seguem sem esmorecer na obra missionária. Em junho, terminaram os últimos acertos para a verificação final do Evangelho de Mateus traduzido na língua Marká. Os missionários também se dedicaram para que ainda, em julho, seja possível a publicação dos primeiros materiais a serem distribuídos. E com o retorno do povo, planejam a efetivação do projeto de alfabetização. Já na capital, novos e tremendos desafios os esperam com ministérios e parcerias de suporte ao trabalho de tradução – o que demanda capacitação e muito esforço. O foco será nas pessoas com necessidades especiais entre os não alcançados.

Ore pelo campo missionário e todo o continente africano, pelas vítimas do terrorismo e pela igreja que sofre perseguição intensa. Leve a Deus também a concretização da obra realizada por meio dos missionários, por capacitação e motivação frente aos novos desafios. Que o Senhor os ajude também no novo projeto com pessoas com necessidades especiais e continue cuidando e sustentando toda a sua família.

Interceda e contribua em prol do povo da África Ocidental!

 

Doe Agora

 

Colaboração Jamile Barros (com supervisão de Marcia Pinheiro)