O Dia de Oração Global é um evento realizado anualmente aqui na Guiné-Bissau e foi realizado este ano no domingo (09). Mas no sábado (08)  aconteceu a Marcha para Jesus. O público compareceu em massa, praticamente todas as igrejas daqui estiveram representadas.

O país passa por um momento de instabilidade política, por isso também foi muito importante esta mobilização.

No Dia de Oração Global nos reunimos no Estádio Nacional 24 de Setembro, na capital Bissau, onde havia muitas igrejas.

Em 2012, quando eu vim para cá, eu plantei um ministério com surdos em duas igrejas. A gente fez dois cursos para intérprete de língua gestual guineense, porque as igrejas não tinham uma comunicação com os surdos.
Plantei esse ministério juntamente com Amaré, que é um surdo aqui da Guiné-Bissau, convertido e que também tem formação universitária para educação.
Também participou nesse curso o Domingos, que contribuiu com aulas. Éramos três professores nessa formação. Foi assim que conseguimos montar um ministério com surdos aqui na Guiné-Bissau. E o ministério cresceu para a Glória de Deus.

No estádio havia surdos de outras igrejas também. Infelizmente, na maioria dessas outras igrejas não há intérprete. Mas os surdos estão sempre juntos.
Fazemos estudos bíblicos durante a semana e tentamos levar esse ministério com seriedade.

Hoje, sou a líder do Ministério com Surdos na Igreja Evangélica Central. Mas no Dia de Oração Global tive a oportunidade de traduzir para surdos também de outras igrejas. Havia também surdos não-convertidos.

 

Renata Santos
missionária na Guiné-Bissau