Era o ano de 2013, estávamos servindo junto a muçulmanos do Norte da África.  A melhor oportunidade vivida durante o Ramadã naquele ano veio através do convite do nosso amigo Servo Generoso (pseudônimo): íamos celebrar o fim do mês do jejum em sua casa. 

Foi uma manhã toda especial, a comunidade inteira estava radiante. Todos estavam bem vestidos com suas roupas novas, e muito animados por mais um fim de Ramadã, o mês sagrado. A família já nos esperava com tudo pronto.  Foi possível ver o reconhecimento deles por nós, pois a cada vizinho que se aproximava da casa para cumprimentá-los, eles faziam questão de nos apresentar como seus amigos.

Quase todas as crianças da localidade visitaram aquela família, pois ele é professor de religião para os pequenos. E foi muito bom para nós, porque todas as crianças que entravam na casa nos viam ali e também nos cumprimentavam, bem à moda árabe, com beijinhos e tudo mais! Muitas delas eram nossos alunos nas iniciativas esportivas e de saúde bucal que oferecíamos àquela comunidade.  

Para cada criança, o Servo Generoso dava alguns centavos da moeda local, fazendo com que elas anunciassem isso a outros mais que chagavam por ali também pelos centavos. Outro fato que descobrimos foi que tantas visitas se davam pelo fato de que a casa onde esse amigo mora, antigamente era uma mesquita, sendo vista pela comunidade como um local "especial".

Conversamos muito, damos boas risadas, comemos os doces e bebemos o chá típico! Quando estávamos nos preparando para ir embora, aquele homem disse a sua esposa e a um convidado que ali estava, que já estávamos convidados para celebrar com eles um dos feriados mais importante da fé islâmica: A Festa do Sacrifício (chamada também da Grande Festa). Essa festa aconteceria exatamente 2 meses e 10 dias a partir do fim do Ramadã (coisas do calendário lunar seguido pelos muçulmanos). Enfim, foi ótimo passar aquela manhã ali, foi muito bom saber que estávamos guardados pela intercessão dos irmãos no Brasil, e foi melhor ainda saber que até mesmo sem entender todas as coisas, o Senhor segue a nossa frente abrindo portas e nos colocando em situações estratégicas que levarão ao cumprimento da sua boa, perfeita e agradável vontade.

Levando ALEGRIA ao mundo árabe!

Pr. Caleb e Rebeca Mubarak
Missionários no Oriente Médio

Doe agora