A pluralidade do continente africano pode ser percebida pelas diferentes línguas, tradições, etnias, culturas e muitos outros aspectos que são particulares de cada região. No Togo, essa diversidade não poderia ser diferente. No país há 46 etnias com suas respectivas línguas, o que representa um desafio para os missionários da terra que atuam atendendo a cada uma delas.

Ao todo, são 12 missionários que atuam no norte do país – região na qual predomina ao animismo (religião que concede a cada objeto ou elemento da natureza uma alma que faz com que sejam venerados) e o islamismo (religião monoteísta fundada pelo profeta Maomé. Tem como base o Alcorão e segue Alá como seu deus). Eles trabalham em etnias em que não existem material de evangelismo e treinamento na língua local e, em alguns casos, nem Bíblia traduzida.

Esse é um dos grandes desafios enfrentados no campo missionário, uma vez que a grande parte dos grupos alcançados pelos missionários não fala o francês – uma das línguas oficiais do Togo e que faz a conexão entre as diferentes etnias. Atualmente os missionários Cleber e Gleici Balaniuc trabalham para a tradução de um manual de discipulado na língua Komkomba.

Mesmo em meio às dificuldades, Deus tem abençoado e sustentado o trabalho. Já em janeiro deste ano havia um total de mais de 2 mil pessoas participando dos projetos desenvolvidos, 16 grupos étnicos alcançados e 58 igrejas (aldeias) – o conceito de igreja no Togo é conforme o início de um novo trabalho, um grupo reunido em prol do Senhor. Não é como a concepção de uma organização com prédios e departamentos que se há no Brasil.

Outro motivo para se alegrar é o Instituto Bíblico Batista do Togo (IBBT), situado a 250 Km de Lomé, a capital. Ainda em fase de construção, já conta com 44 alunos para formação de pastores. A esposa do diretor começou um trabalho e aulas de corte e costura com as esposas dos alunos e a partir da oferta de um casal foi possível a compra de duas máquinas e 20 cadeiras. Os missionários ajudam o IBBT sempre que possível.

 

Eles também participaram da Assembleia da Convenção Batista do Togo que contou com 226 inscritos entre pastores e líderes de igrejas locais. O evento proporcionou momentos de inspiração e decisões importantes, entre elas o Plano Estratégico para os próximos anos com ações importantes para o avanço da obra missionário no país. Um relato sobre o trabalho realizado no Norte foi apresentado e a assembleia agradeceu Missões Mundiais pelo apoio e parceria no trabalho.

“No momento nós temos algumas dificuldades na questão de conversão de pessoas. Há muitos ídolos dentro das casas. As pessoas aceitam (Palavra), mas tem medo (Feitiços). Mas nós cremos que o Senhor Jesus está trabalhando. Nós temos visto as mudanças que estão ocorrendo. Nós sabemos que vocês têm orado por nós. Pedimos que você continue nos sustentando pela oração, para que as pessoas compreendam o Evangelho e se entreguem totalmente a Jesus Cristo. Nós agradecemos todo o vosso apoio”, recado do missionário da terra Yesugnon, que atua na Aldeia Kloukpon.

Ore pelo avanço da obra missionária no Togo, a fim de que os recursos necessários possam chegar, que as barreiras da língua e tradução da bíblia sejam vencidas. Peça a Deus pela vida dos missionários Cleber e Gleici Balaniuc e pelo apoio que dão aos missionários locais.

 

Doe Agora 

 

 

 

Colaboração Jamile Barros (com supervisão de Marcia Pinheiro)