As principais ferramentas, as mais importantes, de um oleiro são as suas mãos. É com elas que ele molda o vaso de barro conforme a sua vontade. Ele desfaz e refaz, acrescenta mais matéria prima, e leva o tempo que for para alcançar o resultado final. Em Jeremias 18, Deus fala que Ele é o oleiro e o homem é como o vaso em suas mãos. Mãos que moldam seus filhos diariamente. O processo nem sempre é fácil ou indolor. Mas Deus é o condutor e essa certeza já é o suficiente para acalmar o coração e confiar que o resultado será o melhor.

O projeto de desenvolvimento comunitário, Blessed Hands (em português, Mãos Abençoadas), coordenado pelos missionários Roberto e Edna Carmona em Botsuana, também utiliza o trabalho manual para promover uma mudança de vida. O projeto provê o treinamento de pessoas em comunidades carentes para que sejam aptas a produzir peças para venda, iniciando com costura e resultando em peças de artesanato, utilitários e roupas. O foco principal é o alcance destas pessoas com o Evangelho. Ele foi iniciado em 2014 e atende em média 20 pessoas por mês, com períodos de 3 meses de grupo.

Blessed Hands surgiu a partir da obra de Deus na vida de uma jovem, a Baikganetsi Obopile (chamada de BK – com pronúncia inglesa “Biquei”), membro da igreja em Palapye, cidade que foi o local da primeira moradia dos missionários Roberto e Edna no país. O casal Carmona percebeu que ela era especial e necessitava de apoio quando se aproximou deles pela primeira vez.

BK foi criada pelos avós, juntamente com outras oito crianças mais novas da família, em situação de grande escassez. Quando os avós morreram, ela foi retirada da casa junto com as crianças – hoje elas estão espalhadas e em condições até mesmo de abuso, pois BK não tem condições de acolher a todas na casa humilde em que vive.  Após o primeiro contato que tiveram, a missionária Edna começou a ensiná-la alguns trabalhos manuais. Foi partir da jovem que nasceu o projeto de desenvolvimento comunitário, no qual outras jovens e mulheres da igreja passaram a participar também.

“Ela mesma então procurou se especializar, fazendo curso de fashion designer e hoje está num curso técnico na área. Sua evolução é visível. Ela hoje possui máquinas e já vende seus próprios produtos a ponto de ajudar outras pessoas da família. Muito fiel a Jesus e à igreja, BK é uma líder nata. Nos sentimos abençoados por termos sido usados por Deus em seu processo. Ela é muito especial para nós, sendo que Khalipa (filha do casal missionário) a chama de sua irmã de Botsuana, pois elas têm muito carinho uma pela outra”, conta o missionário Roberto Carmona.

Ana Khalipa tem 10 anos e acompanha tanto a mãe, Edna, no projeto como as outras crianças, se envolvendo no trabalho e sendo uma verdadeira assistente. Tem o sonho de iniciar um projeto que atenda a necessidade de pessoas como moradores de rua.

Blessed Hands é apenas um dos meios pelos quais o Senhor usa os seus servos para alcançar outras vidas. Há também o “Hope Academy Center” – liderado pelo missionário da terra Logan Phillimon – que treina criança e jovens em projetos de esportes nos moldes do PEM (Programa Esportivo Missionário). O Seminário da Convenção Batista de Botsuana, iniciado em 2015, já formou uma turma de 6 alunos e, em maio deste ano, estará formando outros nove alunos em curso de 1 ano em Teologia e Ministério. A partir de 2019, o seminário está habilitado para ministrar também o curso Bacharel em Teologia e Ministério. E também há o “Awana”, programa internacional no qual a missionária Edna Carmona coopera com as igrejas em sua implantação. Ele atende à necessidade de evangelização de crianças e adolescentes nas igrejas locais.

Faça Botsuana se alegrar com as suas orações e doações!

Doe agora

 

Colaboração Jamile Barros (com supervisão de Marcia Pinheiro)