No sábado (04), aconteceu o “Mini Congresso Missionário pela Infância - Cuidando das crianças hoje, transformando gerações!”, promovido pela União Batista Latino Americana (UBLA), por Missões Mundiais e pelo PEPE Network. No formato online, através do YouTube pelo canal UBLA TV, e com workshops, o congresso foi 100% em Espanhol, voltado para os falantes da Língua Castelhana.

O objetivo do congresso era dar aos educadores e todos envolvidos no serviço em prol das crianças, a oportunidade de conhecer os frutos alcançados através dos trabalhos realizados pela UBLA, JMM e PEPE Network. Trabalhos que têm abençoado milhares de crianças em todo o mundo, possibilitando o acesso à educação pré-escolar como atividade prática e demonstração do amor de Jesus.

A estrutura do projeto foi desenvolvida pelos missionários latino americanos que participam especialmente do trabalho do PEPE Network, programa socioeducativo e missionário, de Missões Mundiais, que atua há 20 anos com foco em promover o desenvolvimento integral da infância, e tem alcançado mais de 18 mil crianças por ano em 31 países.

Foi um momento de reflexão sobre a importância e urgência de considerar as crianças como prioridade nas estratégias e enfoques missionários. O coordenador das Américas de Missões Mundiais, Ruy Oliveira, falou sobre como, seguindo o exemplo do zelo de Deus para com a infância de Jesus (Lucas 2.52), é possível compreender a nossa responsabilidade como cristãos, líderes, pastores e missionários para com o cuidado e atenção a todas as necessidades de uma criança. Pois estando atentos, poderemos ajudar para que ela possa viver e crescer com segurança e desenvolvimento completo em todas as áreas de sua vida – espiritual, social, familiar, física e emocional. 

Com as boas-vindas do coordenador, seguiu-se vídeos de apresentação dos países onde o PEPE está presente e suas respectivas culturas. As crianças, é claro, não ficaram de foram. Elas participaram dando testemunhos, orando e louvando a Deus. Os coordenadores dos PEPE’s espalhados pela América Latina, compartilharam reflexões, orações, ensinamentos e sabedorias adquiridas com os anos de experiências. 

O Diretor-executivo da UBLA, Parrish Jacome, também deu uma palavra, dizendo que o congresso visava aqueles que estão diariamente ensinando, formando e trabalhando com as crianças. 

“Quão fundamental é saber que meninos e meninas podem ser os atores e protagonistas desse processo de transformação. Que bênção é saber que o PEPE Network está fazendo esse trabalho em todos os outros continentes e no mundo. (...) Que nosso bom Deus abençoe este momento, esse esforço, essa iniciativa e a todos aqueles que estão atuando em diferentes localidades e países, para que possam ver em cada criança uma oportunidade maravilhosa para que o Evangelho siga chegando a todas as famílias".

A missionária Carmen Ligia, coordenadora do PEPE nas Américas, também falou sobre a ajuda voluntária que pode ser dada às igrejas que já têm interesse em atuar com o programa socioeducativo por meio de materiais físicos; além de apoio voluntário como intercessor pela obra realizada no âmbito infantil. Ela também convocou a todos os inscritos para, ao final da celebração no YouTube, se dirigirem aos workshops que aconteceram na plataforma online de reuniões, Zoom. Ao todo foram quatro espaços virtuais que abordaram os seguintes temas: “Proteção da criança na igreja”, “Resiliência infantil na pandemia”, “PEPE - plantando novas igrejas” e “A criança, um campo missionário para a igreja”.

A missionária Terezinha Candieiro, Coordenadora Internacional do PEPE, deu a palavra final da celebração no YouTube, em tom de gratidão a Deus por tudo o que está sendo feito em prol das crianças na América Latina através das igrejas, irmãos e irmãs que estão comprometidos com a obra do Senhor. 

“As crianças necessitam da nossa ajuda, porque elas também necessitam da graça do Senhor. E que precioso é ver que muitas pessoas da América Latina escutaram o chamado do Senhor para servir e abençoar as crianças. (...) Que o Senhor siga abençoando a cada um de vocês. E, principalmente, que o Senhor abençoe os meninos e as meninas da América Latina. Que eles sigam tendo a oportunidade de jogar, de aprender, de crescer de maneira saudável, segundo o propósito do Senhor. ”

“Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles.”

(Provérbios 22.6)

 

por Jamile Barros