Nas últimas semanas o mundo voltou os seus olhos para o Oriente Médio. Em especial para Irã e o possível conflito entre esta nação e os EUA. Entre 2019 e 2020, aconteceram ataques a refinaria de petróleo na Arábia Saudita, aos petroleiros no golfo Pérsico, ao engenheiro americano no Iraque e a embaixada dos EUA no Iraque. Esses eventos levaram o presidente Donald Trump a ordenar o lançamento de um míssil, resultando na morte do General Iraniano, segundo homem mais importante do país. Ele foi acusado pelo governo americano de ser o responsável pelos ataques. 

Em resposta à ofensiva dos EUA o Irã lançou, pelo menos, doze mísseis às bases dos Estados Unidos no Iraque. Após essa sequência de acontecimentos muitas pessoas, em todo o mundo, pensaram que mais uma guerra se iniciaria envolvendo diversas nações. 

Nas últimas semanas diversas organizações removeram missionários americanos de regiões de risco, devido ao ódio espalhado não só entre a população iraniana, mas em grupos árabes de linha Xiita presentes em países como Líbano e Iraque.   

Porém, enquanto os líderes das duas nações trocavam ameaças e acusações, e boa parte da população Iraniana manifestava seu ódio e declaravam morte aos Estados Unidos no funeral do seu herói, um encontro mostrava o poder do Evangelho de Jesus Cristo e a transformação que ele faz nos corações. 

Neste mesmo período de conflito, americanos e iranianos, crentes em Jesus, estavam juntos orando uns pelos outros. Todos pedindo uma resolução pacífica para os problemas. 

David Yeghnazah, diretor executivo da organização que somos parceiros para o trabalho com iranianos, me escreveu falando sobre esta reunião dizendo o seguinte: 

"Nossa equipe  de liderança na ELAM é formada por pessoas de vários países incluindo iranianos e americanos. Naquela manhã de oração havia um amor e unidade notáveis quando todos oramos juntos. Na imagem você pode ver o momento glorioso em que iranianos e americanos oraram apaixonadamente e foram abençoados. Uma bela imagem que mostra a unidade que o Evangelho traz.

Durante a intercessão, uma oração recorrente ressoou pela sala: 'Venha o Teu Reino, seja feita a Tua vontade, tanto na terra como no céu.' Não sabemos o acontecerá no futuro, mas estamos orando com mais fervor do que nunca para que o reino de deus venha ao Irã. Para que corações amedrontados encontrem esperança em Cristo e para que a igreja seja fortalecida e unificada."

 

 

Que coisa extraordinária! 

Neste ano, a campanha de Missões Mundiais é: "Transforme o Mundo com a Alegria de Jesus". E são imagens e histórias como esta que nos fazem ficar entusiasmados em trabalhar ainda mais para espalhar no mundo o Evangelho de Cristo. Ele é a solução para todo conflito e inimizade. Como Paulo diz em sua carta aos Efésios 2.14-16:  

"Pois ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um e destruiu a barreira, o muro de inimizade, (...) e reconciliar com Deus os dois em um corpo, por meio da cruz, pela qual ele destruiu a inimizade."

Ao orar e contribuir com o projeto Bíblia para os povos, você está participando dessa obra maravilhosa de reconciliação que o senhor Jesus está fazendo nas nações. 

Obrigado por suas orações e este ano vamos divulgar em nossas igrejas de forma bem entusiasmada que estamos transformando o mundo, o Irã e outros os povos de língua farsi com o amor, alegria e paz de Jesus Cristo.

 

Jessé e Quésia Carvalho 

Missionários Coordenadores do Oriente Médio, Norte da África e Sahel Africano.