É com grande pesar que Missões Mundiais se despede do Pr. Geraldo Rangel, que veio a falecer hoje (03). Ele estava internado na UTI há algumas semanas lutando contra complicações de uma cirurgia. Chegou a sair Unidade de Terapia Intensiva, com o quadro de saúde estável, contudo, aprouve ao Senhor levá-lo para descansar na eternidade.

O pastor e sua esposa, Elvira Rangel, foram nomeados missionários de Missões Mundiais em 1974, seguindo para o Uruguai no ano seguinte. No país, eles permaneceram por aproximadamente 30 anos. Sempre em cooperação com a Convenção Batista Uruguaia, eles atuaram na organização e revitalização de igrejas, na liderança denominacional e também criaram a Escola de Missões que tem mandado missionários locais para o exterior. 

O casal Rangel retornou ao Brasil em 2004, encerrando suas atividades no campo. Embora longe do Uruguai, os dois prosseguiram trabalhando em prol da obra missionária. Entre 2004 e 2011, o Pr. Rangel foi missionário mobilizador da JMM no Estado de Minas Gerais. Enquanto que em 2005 a irmã Elvira Rangel, se tornou diretora executiva da União Feminina Missionária Batista do Brasil (UFMBB) de MG, cargo no qual permanece até hoje.

Na ocasião da volta ao Brasil, Missões Mundiais fez um culto de homenagem e agradecimento pelos esforços deles no Uruguai; e o Pr. Rangel, emocionando, disse as seguintes palavras:

“Quando nós estávamos nos preparando para ir ao Uruguai, me lembrei da Grande Comissão. O Uruguai é um país onde os missionários ficam uma média de cinco anos. Outros ficam muito menos devido aos resultados muito lentos, mas Deus nos deu a graça de permanecer ali por muito tempo. 

A missão de Cristo é grande. Jesus é suficiente e se faz presente nas horas mais difíceis. Portanto devemos confiar no Senhor perpetuamente porque Ele é uma Rocha Eterna.”

O Pr. Rangel e a missionária Elvira, mantiveram seu ministério baseado na passagem bíblica de Mateus 28.18-20 que, segundo o pastor, é o momento em que foi apresentado aos homens o maior e melhor programa de proclamação das boas-novas e de fazer discípulos em todas as nações.

"Então, Jesus aproximou-se deles e disse: "Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.
Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo,
ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos".

Mateus 28:18-20

A base deles, nas palavras de Jesus e no poder do agir do Espírito Santo, foi o que permitiu que tantos uruguaios fossem tocados e transformados através do testemunho de vida do casal.

Missões Mundiais agradece mais uma vez a Deus pela vida do Pr. Rangel e sua parceria missionária no Uruguai; e ora para que a missionária Elvira, bem como todos os seus familiares e amigos tenham seus corações consolados pelo Senhor. 



por Jamile Barros