Enquanto nos aproximamos de celebrar a Páscoa, Missões Mundiais lhe convida para uma missão especial: orar por aqueles que não conhecem a Páscoa e o seu significado real, especificamente, os muçulmanos. Com a chegada da Páscoa e a aproximação da Noite de Poder, nos unimos em oração através da campanha de oração, “Encontros com Jesus no Ramadã”. Oremos pelo mover do Espírito Santo entre os corações vazios da presença de Jesus e da graça de Deus.

Mas o que é o Ramadã e a Noite de Poder? 

O mês do Ramadã é o mais sagrado para os seguidores da religião Islã, pois recorda o momento em que o profeta Maomé recebeu o texto do Corão, o livro sagrado do Islamismo. Ele é marcado por um dos pilares da fé islâmica: o jejum. Os muçulmanos praticam o jejum diário desde o nascer até o pôr do sol. Além de também dedicarem mais tempo à oração, leitura do Corão e práticas de caridade durante este mês.  Já a Noite de Poder é a data mais importante do calendário islâmico e ocorre durante o Ramadã que, por seguir o calendário lunar, varia de data anualmente. Em 2024, o Ramadã está acontecendo entre março e abril, e a data prevista para a Noite de Poder é dia 05 de abril.

Mas, afinal, porque devemos orar mais intensamente durante o Ramadã e a Noite de Poder? 

Há três fatores que devemos levar em consideração. O primeiro motivo, é em favor daqueles que não praticam o Islã, mas vivem em territórios ou países de maioria muçulmana. O jejum no Ramadã, assim como a oração e a quebra do jejum, é algo feito em família, em comunidade. Quando uma pessoa não participa desse momento publicamente, é um inconveniente significativo e motivo de medo. Para aqueles que eram muçulmanos e se converteram ao cristianismo, não participar dos rituais sagrados pode levantar suspeitas da família, por isso muitos precisam cumprir as tradições, mesmo que seus corações já estejam voltados para Jesus. Interceda por aqueles que vivem essas situações; para que saibam que Deus está com eles a todo o momento.

O segundo aspecto é que nesse período, alguns muçulmanos que seguem determinadas interpretações do Corão – o livro sagrado do Islã – podem agir de forma violenta e perseguir pessoas de outras religiões, como os cristãos. Quanto aos cristãos que deixaram o Islã, eles são pressionados a recitar a confissão: “não há outro Deus além de Alá e Maomé é seu profeta” (shahada). Caso não obedeçam, são considerados infiéis e correm o risco de serem agredidos, proibidos de comer e até mortos. São momentos de medo e alta opressão e perseguição.

O terceiro motivo de oração a ser destacado é a Noite de Poder (ou Noite do Destino ou Decreto), que ocorre em um dos últimos 10 dias do Ramadã. É o dia em que muçulmanos do mundo inteiro são encorajados a pedir a Alá, com sinceridade e convicção, por qualquer coisa, por tudo o que precisam e for permitido pela religião. No Corão, livro sagrado do Islã, diz que ela é a principal noite do calendário islâmico, pois equivale a 1.000 meses, ou cerca de 83 anos de oração. É um período de intensa batalha espiritual e há relatos de que nessa noite muitos ex-muçulmanos tiveram um encontro com Jesus. Portanto, conforme se aproxima o dia 05 de abril, a data da Noite de Poder em 2024, interceda para que os muçulmanos tenham um encontro com Jesus.

Diante disso, ore por Encontros com Jesus no Ramadã! Interceda pela vida dos missionários que atuam em áreas fechadas de maioria cristã. Ore por sua segurança e sabedoria para anunciar o evangelho. Interceda também pelos recém-convertidos, ex-muçulmanos, para que se sintam amparados por Deus nos momentos difíceis e de opressão social e familiar. Ore para que o Poder do Espírito guie e capacite os filhos do Senhor a anunciar a Palavra e completar a missão. Interceda para que aqueles que ainda não conhecem a Cristo, o recebam em seu coração e passem a comemorar a Páscoa, celebrando um Deus vivo!

Jamile Darlen

Jornalista