Eu me lembro como se fosse ontem. Meus pais e eu viajamos quase duas horas para participar do congresso que mexia com as igrejas batistas de todo o Brasil: o Proclamai. Saímos da nossa cidade, São Pedro da Aldeia, e fomos para Macaé, mais precisamente para a Segunda Igreja Batista de Macaé, que recebeu caravanas de muitas outras cidades naquele final de semana. Era gente de todo o canto interessada em conhecer os missionários e ouvir as histórias dos campos. Todos nós que entramos por aquelas portas no primeiro dia já sabíamos que sairíamos diferentes no último, mas não imaginávamos que sairíamos totalmente transformados.

Cada mensagem, cada testemunho, as oficinas, os louvores, os teatros, tudo falou aos nossos corações poderosamente nos convidando a nos envolvermos mais com missões. E de maneira especial, Deus falou comigo me chamando para o campo missionário. Hoje, quase quinze anos depois, eu estou no campo missionário da Colômbia plantando igrejas juntamente com meu marido, Pr. William Freitas, e tive o prazer de relembrar toda essa história ao integrar a equipe organizadora da nova edição online do Proclamai 2020, transmitido entre os dias 30 de abril e 2 de maio no CANAL JMM, no Youtube. O congresso que marcou a minha vida e a de tantos outros vocacionados voltaria depois de 13 anos e agora Deus me usaria para falar com outros.

“O que fazer para continuar promovendo missões neste novo cenário?” era a pergunta que Missões Mundiais se fazia desde que a quarentena começou e as igrejas tiveram que fechar suas portas. Vinte e oito dias antes do Proclamai 2020 ir ao ar, Deus respondeu que o congresso mais querido do Brasil deveria voltar em um formato inovador, como resposta ao “novo jeito” de ser igreja: online.

Os três dias de programação, com pregações, louvores, testemunhos e oficinas, foram preparados em menos de um mês. Tempo aparentemente insuficiente para realizar algo tão grande, mas suficiente para ver que era Deus quem estava à frente do tudo. E eu fui convidada para apresentar o congresso. Foi um misto de alegria e nervosismo por ter tão pouco tempo para gravar.

Na quinta-feira, dia da abertura do congresso, meu esposo e eu estávamos gravando as participações que entrariam nas cinco celebrações. Para meu marido William, que era o cinegrafista, foi algo totalmente novo. Ele teve que aprender a ajustar a posição da câmera e configurar o áudio. Além de se certificar de que a minha roupa e meu cabelo estavam arrumados, segurar duas lanternas para me iluminar e ainda pedir para todo mundo em casa fazer silêncio na hora de gravar. Foi uma corrida contra o tempo, mas que deixou boas risadas. Já para mim, que sou jornalista e trabalhei com telejornalismo antes de ir ao campo, não foi tão difícil. Mas nunca imaginei que usaria a minha formação, o dom de comunicação que Deus me deu, no congresso que foi tão importante para eu cumprir a missão que também recebi d’Ele. Isso encheu o meu coração de alegria.

Deus nos surpreende! E nos surpreendeu com os números do Proclamai 2020: mais de 5 mil inscrições no congresso, oficinas com mais de 300 participantes, cerca de 80 mil já assistiram as celebrações no Canal JMM (até o momento), 28 dias para realizar tudo isso e 24 horas para William e eu gravarmos a minha participação.

O resultado foi uma edição histórica do congresso mais querido do Brasil. E que venham outros. Deus quer que continuemos falando de missões, mobilizando igrejas e desafiando vocacionados para ir aos campos. Então, avisa a todo mundo aí que o Proclamai voltou.


Carla Freitas

Missionária na Colômbia