O Amor que avança na Ásia
- Redação JMM
“Antes como está escrito: Hão de vê-lo aqueles que não tiveram notícia dele, e compreendê-lo os que nada tinham ouvido a seu respeito”, (Romanos 15.21).
Ao encerrarmos 2024, intercedemos por nossos irmãos que preparavam muitos eventos de Natal com o intuito de anunciar a Palavra a seus amigos. Mesmo em meio a tantas restrições e privações, vimos a mão do Pai agir e responder ao clamor dos irmãos, glórias a Ele! Não é possível detalhar tudo, mas resumi as boas notícias.
Em nosso grupo local, reunimos mais de 30 pessoas, em um restaurante, e com a prudência que era requerida, mas com a confiança no cuidado dEle, celebramos com músicas, Mensagem, presentes e muita alegria. O nome do Filho foi exaltado naquele espaço que, certamente, nunca recebeu um culto ao Deus vivo! Era nítida a curiosidade dos funcionários do restaurante e outros clientes presentes que, mesmo não entendendo algumas coisas, ouviram a exaltação ao Deus de amor, graça e que se fez presente entre nós.
Em outra parte da cidade, um dos nossos obreiros locais, o Pr. Huang, reuniu mais de 40 pessoas em sua pequena, mas vibrante, igreja e entre os convidados, mais da metade nunca haviam ouvido a mensagem do Natal. Ele nos contou que, ao final, não foi possível fazer o apelo direto, porém muitos dos visitantes, quando perguntados se gostariam de intercessão, em nome do Filho, responderam positivamente. O Pr Huang pediu que intercedêssemos para que essa semente plantada germine e dê frutos!
Algo interessante é que o Pr. Huang compartilhava as notícias enquanto me apresentava o local onde se reúnem. Por motivos de segurança, se encontram em um local pequeno, para no máximo 40 pessoas, e a sala fica no 10º andar de um prédio comercial, onde há, no 3º pavimento, uma grande casa de festas em que, algumas vezes, os cultos coincidem com os horários de funcionamento, e o barulho incomoda bastante. Um dos irmãos sugeriu que deveriam pedir ao Pai para que a casa de festas fechasse, mas o Pr. Huang interrompeu o bem-intencionado irmão, e disse: “Temos que pedir que sigam abertos e fazendo barulho; assim, as autoridades nunca nos incomodarão porque toda a atenção estará voltada para eles”. Interceda para que a graça de Deus proteja nossos irmãos, e a pequena sala seja local de salvação e glorificação do nome do Filho.
Já um outro obreiro local, Pr. Wu, nos trouxe notícias ainda mais surpreendentes. Ele e sua igreja, que geralmente reúne entre 40 e 50 pessoas, decidiram fazer uma programação um pouco mais ousada e alugaram um espaço amplo, onde seria possível acomodar um número maior de pessoas. Eles prepararam tudo e fizeram muitos convites. O resultado? Mais de 200 pessoas apareceram nas suas celebrações de Natal! No Brasil, este número não é lá muita gente, certo? Para a nossa realidade, entretanto, é uma multidão! Reunir mais de 20 pessoas para um culto, aqui em nosso país, é arriscar bastante por conta da atenção que esta quantidade atrai. Reunir 200, então, é praticamente convidar as autoridades a uma visita!
Quando perguntei como decidiram fazer algo tão arriscado, falaram que não foi algo planejado, a ideia era ter mais pessoas do que o de costume, mas não estipularam um número. Então, quando perceberam a quantidade de pessoas, agiram em fé, entendendo que ao menos naquele dia deveriam seguir em frente, mesmo com os riscos envolvidos. A verdade é que não sabemos se, no futuro, nossos irmãos sofrerão alguma represália por conta dessa programação de Natal. Contudo, a realidade é que a mensagem de salvação foi abertamente compartilhada naquele dia e muitos foram tocados pela graça da salvação. Um verdadeiro milagre de Natal!
Celebramos ao Senhor e glorificamos a bondade do Deus Emanuel!
Muito obrigado por nos acompanhar, e que a bondade, ousadia e alegria do Espírito sejam sobre você e sobre os seus!
No Amor do Pai, vamos completar a missão na Ásia!
Ael e Bel Oliveira
Missionários no Leste da Ásia