Em Atos 2:9-11,  o público do sermão de Pedro era muito diverso e refletia o perfil diaspórico daquele momento. Chamo atenção para os medos e elamitas, que hoje são conhecidos como persas ou iranianos. Em sua diáspora, esses povos recebem a palavra de Deus em sua língua e adoram ao Senhor em sua cultura.

“Somos partos, medos, elamitas e os naturais da Mesopotâmia, Judeia, Capadócia, Ponto e Ásia, da Frígia, da Panfília, do Egito e das regiões da Líbia, nas imediações de Cirene, e romanos que aqui residem, tanto judeus como prosélitos, cretenses e árabes. Como os ouvimos falar sobre as grandezas de Deus em nossas próprias línguas?”, (Atos 2.9-11).

No início de Junho, foram batizados três iranianos, que estão sendo discipulados na Igreja Persa, em São Paulo. Este evento é um marco histórico para todos nós, pois marca o nascimento da primeira igreja da diáspora persa em São Paulo, fruto do trabalho com a Diáspora Muçulmana de Missões Mundiais, que mobilizou a família Khosravi. Este trabalho foi lançado em março deste ano. Os cultos são realizados em persa e acontecem em um espaço cedido pela Primeira Igreja Batista de São Paulo, no Bom Retiro. Nossa família missionária ativamente ministra e alcança a comunidade persa, evangelizando, discipulando e auxiliando famílias da diáspora persa a se adaptarem à cidade de São Paulo. 

Segundo o OBMigra (Observatório das Migrações Internacionais), foram concedidos 6.785 vistos a iranianos e 10.770 vistos a afegãos, no período de 2021 a 2023, totalizando um público de 17.555 imigrantes. É verdade que muitos usam o Brasil de “corredor migratório”, mas ainda assim há um saldo positivo neste fluxo. A cidade de São Paulo é ainda o destino preferido da dispersão de povos (diáspora), que buscam tanto oportunidades quanto um ponto de passagem. Sejam quais forem as forças de atração para a migração e o tempo de estadia, precisamos ter preparado as táticas necessárias para trabalhar “com” e “através” da diáspora.

Louve a Deus conosco pelos batismos e conversões que estão acontecendo em São Paulo. Ore para encontrarmos mais vocacionados ex-muçulmanos, que se engajem na obra. Interceda pela Igreja Persa, para que mais pessoas sejam alcançadas e discipuladas e para que o Senhor desperte vocacionados entre eles. Interceda por nossa saúde, para que sejamos cheios da graça e da unção para realizar este trabalho e pela família missionária Khosravi.

Deus continua movendo as nações para que O conheçam!

Obrigado por seu fiel apoio, e no “Amor do Pai, Vamos Completar a Missão” juntos!

Abu Youhana Alves

Missionário no Oriente Médio

ENVIE SUA OFERTA DA CAMPANHA 2025 AQUI