“Fui moço e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão.” (Salmos 37:25)

Quero compartilhar como o Senhor tem agido no trabalho no Paraguai e expressar nossa gratidão pelo apoio de cada um, por meio das orações, palavras de encorajamento e ofertas enviadas à Missões Mundiais. 

Quero começar falando do testemunho da irmã Carolina, membro da nossa igreja. Ela passou por uma situação muito difícil, mas Deus se manteve fiel. Seu esposo foi acusado de abuso sexual de uma jovem, porém nada foi comprovado. Mesmo assim, ele foi preso. Após conseguir sair da cadeia, não conseguiu encontrar trabalho.

A irmã Carolina trabalha vendendo ervas na rua para se sustentar, essa é a sua profissão. Houve uma semana, ela não conseguiu vender absolutamente nada, e em sua casa não havia o que comer. No Paraguai, várias pessoas não são muito comunicativas para falar de sua situação; alguns compartilham, outros não.

Durante um culto, ela contou seu testemunho chorando. Disse que orou a Deus pedindo que providenciasse comida para sua família. Pela manhã, uma senhora foi até sua casa e lhe deu alguns cupons para participar de um sorteio que aconteceria naquele mesmo dia, no supermercado, à tarde. A senhora disse: “Eu não tenho tempo para levar os cupons, então dou para você levar”, assim Carolina preparou tudo e foi até o mercado na parte da manhã.

À noite, recebeu uma ligação de um número desconhecido. Informaram que ela havia sido sorteada com uma cesta básica de alimentos. Aleluia! Deus ouviu suas orações, porque o Senhor não deixa um justo passar necessidade. Sua fé foi colocada em ação. Ela contou isso com lágrimas no rosto, glorificando a Deus.

Deus é fiel. Deus usou até mesmo uma pessoa que não é cristã para que a irmã aprendesse sobre a fidelidade do Senhor. Deus é fiel em todo tempo!

Dissemos à irmã que a congregação não tem muitos recursos, mas que, em situações como essa, devemos compartilhar o que temos. Orientamos que ela não tenha vergonha de nos procurar quando houver necessidade. Faremos o possível para ajudá-la com alimentos.

“Os filhos dos leões necessitam e sofrem fome, mas aqueles que buscam ao SENHOR de nada têm falta.” (Salmos 34:10)

A proclamação do Evangelho segue sendo nosso compromisso diário entre a comunidade local. Estudos bíblicos fortaleceram a fé de uma irmã que decidiu se batizar – um momento muito especial e marcante para todos nós. Nos alegramos também com a conversão de um casal vindo da fronteira com a Argentina, que, após ouvir a mensagem do Evangelho por quase três anos, finalmente se rendeu a Cristo e decidiu seguir ao Senhor.

Continuamos com atividades constantes com as crianças, oferecendo cultos, ensino bíblico e preparando uma programação de evangelismo que acontecerá nas férias deste mês, junho. Peço que estejam em oração por esse evento. As crianças estão sendo treinadas com dedicação e entusiasmo. 

Além disso, também realizamos atividades de educação intercultural. Às sextas-feiras realizamos recreações com as crianças, com o objetivo de ensinar valores e princípios cristãos de forma lúdica. Ministramos ainda aulas de música e de trabalhos manuais, o que tem despertado grande interesse, não apenas nas atividades práticas, mas também como oportunidade para conversarmos sobre a fé, tirar dúvidas e compartilhar o amor de Cristo.

Somando-se a todas essas ações, seguimos apoiando as escolas locais, levando princípios e valores bíblicos que são fundamentais tanto para os alunos quanto para os pais. Mantemos um compromisso constante com as visitas de casa em casa e com o aconselhamento das pessoas que enfrentam dificuldades aqui na cidade de Encarnación.

Na congregação, os jovens também têm participado ativamente. Tenho conduzido estudos bíblicos semanais com eles, É uma bênção ver o modo como eles têm se envolvido no serviço da igreja e acompanhar o seu crescimento espiritual.

Com os adultos, temos um projeto desafiador e muito edificante com homens e mulheres da congregação: durante um ano, eles estão comprometidos na leitura completa do Novo Testamento. São pessoas simples, muitas das quais têm apenas o básico de leitura, mas estão determinadas a se aprofundar na Palavra de Deus. Já às quintas-feiras à tarde, as mulheres se reúnem semanalmente para momentos de comunhão, oração e estudo da Bíblia. Atualmente, são nove mulheres participando desse grupo, além de encontros quinzenais para aprofundamento bíblico.

Diante de tudo isso, sigo clamando a Deus em oração e peço que você também interceda por toda a equipe de Missões Mundiais. Aqui no Paraguai, em específico, peço que ore: pelo trabalho de evangelismo infantil; pela saúde dos irmãos da igreja, pois muitos têm enfrentado enfermidades; pela formação de novos obreiros nativos, rogando ao Senhor que levante vocacionados dispostos a se dedicarem ao estudo da Palavra e ao serviço na Sua obra, perseverando mesmo diante dos desafios.

Clame ao Senhor para que a semente da Palavra, que tem sido plantada nos corações, encontre terra fértil, germine e frutifique para a Sua glória. Que outros corações estejam sendo preparados para receber Jesus como Salvador.

Rogo também pelas minhas próprias necessidades. Que Deus continue cuidando da minha saúde física, emocional e espiritual, fortalecendo cada área da minha vida para que eu possa servir com excelência neste campo missionário.

Ao mesmo tempo, meu coração é cheio de gratidão, então junte-se a minha agradecendo ao Senhor por Sua bondade e amor constantes; pelas igrejas batistas que apoiam e cuidam da obra; pelas igrejas parceiras e seu  compromisso e fidelidade com a obra missionária.

Também agradeço ao Pai pelos pastores e sua visão missionária para com suas igrejas, por sua fidelidade na oração e no sustento à obra; por todos que me apoiam intercedendo por mim e todos os paraguaios; e pelo discipulado e evangelismo pessoal que temos realizado aqui no campo.

Cada vida que tem sido alcançada, cada coração transformado, é fruto dessa rede de amor, oração e generosidade. Que Deus continue abençoando a todos e usando cada um poderosamente na expansão do Seu Reino.

Com certeza a bondade e o amor do Senhor nos acompanham, e seguimos servindo a Ele com alegria. Juntos, alcançamos almas para Cristo!

No amor de Cristo,
Ana Lucia Ferreira Gonçalves
sua missionária no Paraguai

ADOTE A MISSIONÁRIA AQUI