“E sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”, (Atos 1.8)

Que ano! Parece até que vivi 10 anos em um só, tamanha intensidade! Foram tantas bênçãos e realizações que, a cada momento, agradeci a Deus por tudo que Ele fez em mim e através de mim. Um ano cheio de desafios, de batalhas espirituais, algumas que me fizeram questionar até se era hora de desistir. Mas, as vitórias foram tantas que vejo claramente que Deus me guiou, preparando para algo novo, maior do que poderia imaginar. 

Em 2024, um dos maiores focos foi o trabalho com a Área de Ações Acessíveis da JMM, que chamamos carinhosamente de “A3”. Sentimos que era o tempo de pensar a missão para todas as habilidades, incluindo surdos, cegos, cadeirantes e pessoas com deficiência. Não apenas como alvo da missão, mas como força missionária, como alguém relevante para participar no reino de Deus. E o que vivemos foi a confirmação disso! 

Lembra daquela viagem incrível para Angola? Foi transformadora! Levamos quatro irmãos surdos que, com suas habilidades e corações cheios de Deus, se entregaram de corpo e alma. Karen e Gilmar, um casal maravilhoso, ministraram um encontro de casais surdos e ainda realizaram aconselhamentos e discipulados. Eluana, uma surda cheia de talento, traduziu a Língua Gestual Angolana para o português e a Língua Brasileira de Sinais, além de ensinar trabalhos manuais para alunos cegos. E Adriano, um irmão animado, não só se envolveu nas dinâmicas com crianças típicas e atípicas, mas também ajudou na construção da Igreja Batista do Calvário, junto com o Pr. Sabino Teck. 

Contudo, não foram apenas estes irmãos. Deus trouxe uma equipe incrível para ajudar neste projeto. Especialistas, mestres, neuropsicopedagogos, intérpretes, e até designer de moda e estudantes de Teologia. Cada um com um dom, com um coração disposto para alcançar os que a sociedade normalmente esquece. Fizemos trabalho de aconselhamento diagnóstico para crianças atípicas, tipo de serviço raro de ser encontrado em Angola. Auxiliamos professores, no cotidiano, com crianças atípicas dando oficinas de formação em várias áreas. Foi extraordinário! 

Ah, e teve mais! Iniciamos um projeto de empreendedorismo, o “Onjoy Pamosi” (que significa "Nossos Sonhos Juntos"), iniciado com as mães de crianças atípicas, cujos filhos estudam na Escola Pamosi. Um projeto de empreendedorismo inclusivo, uma bênção principalmente àquelas mulheres que, ao lado de seus filhos, escrevem uma nova história! Neste projeto, também englobamos crianças cegas, surdas e com Síndrome de Down, que estão envolvidas com a Escola Pamosi. 

E não posso deixar de mencionar o lançamento do nosso livro "Práticas em Educação Especial e Inclusiva", co-autoria com nossos alunos do curso de aperfeiçoamento que ministramos 2023/2024, pela JMM, para professores da rede pública e da Escola Pamosi. 

Em Angola, ainda fizemos oficinas de intérpretes de Língua Gestual, abrindo oportunidades para intérpretes de todo o país. E uma roda de conversa online, com professores e igrejas, em parceria com a Convenção Batista de Angola. Foi um tempo de crescimento e impacto profundo. Sem falar no primeiro curso de Bases e Desenvolvimento de Ministérios Acessíveis, realizado no Brasil, com a participação de especialistas que trabalham com afinco para tornar nossas igrejas acessíveis para todos. 

E tem mais! O 1º Congresso de Surdos, em Angola, foi um marco e agora estamos com o projeto de expansão de Ministérios com Surdos em três províncias de Angola. São três equipes espalhando o reino de Deus entre os surdos e ensinando as igrejas a serem verdadeiramente acessíveis. 

Meus olhos marejam de tanta gratidão ao ver tudo o que Deus fez em 2024. Cada vitória, desafio superado, vida tocada, batalha enfrentada, tudo isso é Ele em ação. E mesmo nas batalhas, sei que Ele estava ali, treinando minha “musculatura espiritual”. Deus é tão bom! 

E creio que 2025 será um ano ainda mais extraordinário, pois Ele já está à frente, preparando o caminho! Estou animada para o que virá e, claro, quero que você venha junto nessa jornada, porque o melhor ainda está por vir! 

No Amor do Pai, vamos completar a missão com acessibilidade a todos!

Renata Santos de Oliveira

Missionária e Coordenadora da Área de Ações Acessíveis de Missões Mundiais

Adote a Missionária aqui