O apóstolo Paulo anunciou o Evangelho na Albânia, na época chamada de Ilíria, como ele mesmo escreveu em Romanos 15.19. Quando caíram em poder dos turcos do Império Otomano, no século 15, os albaneses foram convertidos ao islamismo. Hoje, a maior parte da população de 3,2 milhões de habitantes segue o islamismo (63,9%), o que torna o país um grande desafio missionário. O número de evangélicos é de apenas 1%. 

Situada nos Bálcãs, península conhecida também como “barril de pólvora”, devido ao seu histórico de conflitos, depois da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a Albânia viveu um regime comunista que isolou o país durante 40 anos. Atualmente, a Albânia é um dos países mais pobres da Europa. 

Missões Mundiais está presente no país através dos missionários Henrique e Henriqueta Pechoto

A plantação de igrejas é o foco principal do trabalho de Missões Mundiais na Albânia. Em 13 anos, o casal missionário já conseguiu plantar três igrejas – nas cidades Bathore, Zalmner e Prushi – que já são autossustentáveis. E há dois anos estão no processo de plantação da quarta igreja – na cidade de Lezhë.

Eles desenvolvem o Projeto Albânia que engloba várias ações, que são reavaliados a cada quatro ou cinco anos e abrangem diferentes idades e áreas de interesse. 

Distribuição de Bíblias – O povo Geg habita a região montanhosa da Albânia. Os missionários distribuem bíblias, Novos Testamentos e discipulados de casa em casa nesses vilarejos das montanhas. Pequenas comunidades onde somente os mais idosos ainda residem, um lugar quase que esquecido.  Todos os meses os missionários sobem as montanhas para encontros e distribuição de Bíblias.

Escola de Futebol - começou em 2006. Ele acolhe meninos adolescentes de 9 a 16 anos. Nos primeiros dez minutos antes das aulas começarem, há um pequeno discipulado com a temática do Novo Testamento e também assuntos relacionados às circunstâncias da idade e dos acontecimentos. Ao completar 16 anos, o adolescente passa a fazer parte da cultura da igreja e a frequentar do futebol semanal dos meninos mais velhos. 

Curso de Culinária - semanalmente é dirigido pela missionária Henriqueta, que ministra aulas para uma média de 240 mulheres. O curso cresceu e também recebeu a oportunidade de aparecer na televisão. O programa é transmitido três vezes na semana em rede nacional e também em outros países. É um meio que a missionária usa para fazer com que muitas pessoas conheçam a Jesus, já que ela ministra a Palavra de Deus enquanto ensina receitas. 

Ginástica na Terceira Idade - conta com a participação, a cada dois meses, de um casal de voluntários de Missões Mundiais. A esposa, Camila Andrade, é fisioterapeuta e auxilia a missionária Henriqueta nas aulas. Enquanto o marido, Alberto Andrade, é otorrinolaringologista e trabalha visitando as casas junto com o missionário Henrique com intuito de fazer clínica médica, mas também de abrir portas para falar do Evangelho. 

Saúde Albânia - Em parceria com a Fundação Presbiteriana da Albânia, os missionários se unem a cada dois anos com um grupo de voluntários dentistas do Brasil para uma ação de 15 dias. Só na visita de 2018, cerca de 1.600 pessoas foram atendidas. 

Curso de Computação – Ministrado para a captação de pessoas e evangelismo. Os missionários começaram com a modalidade do Sistema Operacional Windows e o programa Excel. Mas os alunos passaram a pedir para que eles ensinassem sobre Photoshop, programas de edição de vídeo, sobre Youtubers e PowerPoint. Portanto, os computadores estão sendo readaptados para atender à nova demanda.

 


Adote os missionários Henrique e Henriqueta Pechoto.

Seja um adotante do Projeto Albânia.