O Salmo 67.1 reflete a bênção sacerdotal de Números 6.22-27. Aqueles que conhecem a Deus devem torná-lo conhecido.  O salmista pede a bênção divina para a nação, a fim de capacitá-la para espalhar as boas novas de alegria por todos os cantos da Terra.  O anelo da bênção se projeta a um propósito missionário de salvação universal. 

Que a motivação de desejar a bênção de Deus em nossas vidas, seja movida por nosso compromisso missionário de ver as nações rendidas diante de Deus, gritando de alegria: Que as nações se alegrem e cantem de alegria (...) Que os povos te louvem, ó Deus! Que todos os povos te louvem! Salmos. 67.4ª, 5  NTLH. Como discípulos de Jesus necessitamos de uma visão grandiosa de Cristo. 

Este ano, mais precisamente no mês de fevereiro, completamos sete anos aqui na Espanha.  A chama que faz arder o nosso coração é ver Cristo sendo adorado, louvado, colocado em lugares altos por muitas e muitas vidas aqui, que encontrando ao Senhor Jesus, gritam e cantam de alegria. 

Destacamos alguns testemunhos da manifestação da alegria de Jesus: 

Em meio à enfermidade: Juan Adolfo é um espanhol de 49 anos, que no extremo de sua dor, vendo sua filha de 17 anos morrendo aos poucos de câncer, conheceu a Cristo. Hoje seu coração transborda de alegria. Um irmão e uma prima, além de outras famílias, em um jantar em nossa casa, nos perguntaram: “O que aconteceu com Juan Adolfo? Apesar de tudo o que sofreu, tem uma alegria inexplicável”. Ao longo destes anos, todos os meses de dezembro realizamos Ceias de Natal com famílias não crentes e  sempre  estrategicamente convidamos alguma família crente para participar.  Geralmente contamos com 20 a 22 pessoas participando.  Tem sido uma iniciativa extraordinária para falar do verdadeiro sentido do Natal.  

Em meio à crise familiar: Rosa Maria, uma espanhola de 32 anos, vivendo de frente para a igreja, chegou  um dia buscando pelo projeto Espaço, Vida e Música para matricular seu filho de 3 anos.  Estava destruída por uma separação recente, com dois filhos muito pequenos. Rosa conheceu Jesus, e Ele transformou sua tristeza em alegria. Sempre recordamos uma frase dela: “A música foi como ar fresco em minha janela”. Rosa é uma mulher encantadora, apaixonada por Jesus e testifica Dele em todo o tempo. Seu filho mais velho, que por cinco anos estudou conosco, hoje é um brilhante aluno no conservatório de Sevilha. 

Em meio à tradição e religiosidade: Que impactante foi contemplar Mercedes e sua família, todos espanhóis, que depois de alguns meses estudando música com seus dois filhos, de 4 e 7 anos, romperam definitivamente com todas as tradições religiosas que haviam aprendido desde criança. Que impactante foi contemplar seu batismo. Tanto ela como seu marido e seus filhos enfrentaram, especialmente na semana do batismo, rejeição completa de seus pais e familiares.  Uma frase de Mercedes ficou em nossa memória:  "Me enganaram por 40 anos. Hoje conheço a verdade!".  É uma família cheia de alegria servindo ao Senhor. 

Em meio ao esoterismo e à bruxaria: Emociona-nos pensar em May, uma espanhola de 42 anos que um dia, em plena aula do projeto Espaço, Vida e Música,  entrou totalmente desfigurada, clamando por ajuda e dizendo: “Não estou louca. Preciso que me ajudem”.  May é uma mulher profissional, casada, que depois da morte de sua irmã se envolveu com o espiritismo e o esoterismo. A partir daquele momento, os demônios tomaram conta de sua vida de uma maneira assombrosa. Foram meses de duras batalhas, de ataques violentos, de ameaças. Vê-la descendo às águas do batismo, foi uma emoção singular. May transborda de alegria e está plenamente integrada e servindo na igreja. Ela tem levado seus familiares à igreja. 

A Ele pertence as nações e o nosso compromisso missionário deve ser entregá-las como oferta de adoração ao Seu Nome. Que a bendita trindade, desde sua interna e eterna relação, promova  entre nós  inspiração, entrega e compromisso mútuo em nosso chamado. E que, juntos, possamos ver com alegria os frutos deste trabalho.

 

Pr. Armando e Catarina de Oliveira Neto
missionários na Espanha

Doe agora