Seja um Missionário

missionario

Missionários são pessoas a quem Deus vocaciona para a missão especial de evangelizar. São homens e mulheres qualificados espiritual, física, intelectual e emocionalmente, treinados para evangelizar fora do Brasil. Para ser enviado a um campo de Missões Mundiais, o missionário se apresenta à JMM e passa por um processo de seleção e treinamento, que o qualifica para o trabalho em outra cultura. Após a avaliação (física e psicológica) e as entrevistas, se aprovado pela Comitê de Missões do Conselho Geral da CBB, deve complementar seu sustento financeiro junto às igrejas batistas do Brasil para ser enviado ao campo missionário.

Os missionários que vão trabalhar em outras culturas precisam estar preparados para atuar em diversos ministérios. Além de evangelizar, discipular, plantar igrejas, ensinar em seminários, visitar lares, muitos desenvolvem seu trabalho através de capelania em hospitais e presídios, prestam atendimento médico, odontológico e de enfermagem, realizam multiministério, ensinam em escolas, desenvolvem projetos esportivos e sociais. O propósito é o surgimento de igrejas fortes, que se sustentem e se propaguem na comunidade, na cidade, no país e no mundo.

Atuação dos Missionários 

A JMM alcançou 86 países com mais de 1.500 missionários trabalhando em cerca de 200 projetos nas áreas de saúde, educação, esporte, desenvolvimento comunitário, projetos humanitários emergenciais, plantação de igrejas e formação de liderança.

Categorias de Missionários

Hoje, com a diversidade de trabalho que os campos exigem, o missionário é enviado na área eclesiástica como pastor, capelão, educador cristão e ministro de música e na área profissional como empresário, professor, enfermeiro, médico, dentista, assistente social, dentre outras profissões, de acordo com as seguintes categorias:

Missionário de Longo Termo (MLT)
É aquele enviado ao campo por tempo indeterminado, sustentado através do Programa de Adoção Missionária (PAM) ou outras fontes. São pessoas que poderão estar no campo por 12 anos sucessivos (quatro períodos trienais) ou mais, de acordo com os projetos da JMM.

O primeiro período é de experiência. Somente a partir do segundo período é que o vocacionado passa a ser considerado, Missionário de Longo Termo.

Os campos são definidos de acordo com o planejamento estratégico.

As modalidades do Missionário de Longo Termo são:

  • Pastoral-ministerial
  • Profissional
  • Empresarial

Missionário de Tempo Determinado (MTD)

Vocacionado que deseja seguir ao campo para uma experiência missionária transcultural, por um período de três anos, para apoiar o ministério do Missionário de Longo Termo, sendo sustentado integralmente pelas igrejas batistas através do PAM (Programa de Adoção Missionária). Após este período, poderá solicitar efetivação.

Os campos são definidos de acordo com o planejamento estratégico.

As modalidades do Missionário de Tempo Determinado são:

  • Ministerial
  • Profissional
  • Empresarial

Programa Radical
O programa Radical faz parte de um novo paradigma missionário da JMM para enviar jovens que estejam dispostos a ter um estilo de vida radicalmente diferente, vivendo de um fundo financeiro comum proveniente de igrejas, solteiros, com idade entre 18 anos e 30 anos e recebendo treinamento específico no Brasil e no campo.
O programa Radical é composto por cinco projetos: África, Ásia, Haiti, Latino-Americano e Luso-Africano

Para maisinformações, entre em contato através do e-mail: crh@jmm.org.br

Voluntários
Missionários enviados aos campos com sustento próprio e por período determinado, para apoiar obreiro efetivo. Mais informações: voluntarios@jmm.org.br.

Obreiros da terra (Autóctones)
São obreiros do país, selecionados e treinados para o trabalho com o seu próprio povo.