Uruguai: prevenção ao suicídio

28 de setembro de 2017

O Uruguai é um dos países que ocupam as primeiras posições no ranking de suicídios no mundo. Na busca por reverter este triste quadro e antecipando o Setembro Amarelo, campanha mundial de combate ao suicídio, nossos missionários na região realizaram atividades de prevenção ao suicídio durante todo o mês de agosto.

Os missionários Daniel Duarte e Clélia Kerne de Oliveira plantaram a Igreja Batista Pueblo Nuevo (Povo Novo) na Cidade das Pedras e estão à frente da Missão Pueblo Novo, em Montevidéu. A missionária atua também como mat-uruguai-suicidiovoluntária numa ONG uruguaia que presta atendimento telefônico a pessoas com tendências suicidas.

Clélia explica que no país, adultos, jovens e adolescentes que pensam em tirar a própria vida estão em busca de solução para os problemas que enfrentam. Eles não conhecem a verdadeira esperança.

Os missionários promoveram encontros, reuniões e aconselhamentos voltados para valorização da vida na capital uruguaia. Em uma reunião para adolescentes com a presença de mais de 40 participantes, foi constatado que a maioria já havia tentado o suicídio uma ou mais vezes.

Durante os aconselhamentos, uma adolescente de 13 anos demonstrou claramente que não queria mais viver e já havia tentado se matar quatro vezes por conta da situação familiar que vive. A menina contou que seu pai abandonou sua mãe para viver com sua avó materna e que desse relacionamento nasceram filhos. Com uma desestrutura familiar tão forte, a adolescente sentia-se perdida, sem saber ao certo sua real identidade frente à família.

Diante dessa situação, a menina teve problemas de saúde, mas felizmente passou a participar da reunião de adolescentes da igreja. No entanto, ela ainda não entendia nitidamente a mensagem do Evangelho.

“Pudemos falar com ela sobre a esperança que temos em Jesus, sobre o amor incondicional do Pai por nós. Então, ela entregou sua vida a Jesus. Glória a Deus pela salvação em todos os aspectos”, comentou a missionária Clélia.

A igreja promoveu também uma conferência aberta a toda comunidade com o tema: “Suicídio – Reflexões sobre osmat-uruguai comportamentos suicidas e sua prevenção”. O evento foi divulgado por vários canais de comunicação uruguaios e no dia da conferência a plateia contou com pessoas de grande influência na cidade. Foi abordado o tema do suicídio na perspectiva cultural e espiritual. O Pr Daniel terminou desafiando os convidados a permitir que a espiritualidade de Jesus transforme sua maneira de ver o mundo.

Em várias cidades do Uruguai há muito sofrimento e dor pelas perdas de familiares ou por conviver com pessoas que tentam tirar a vida. Diante desses episódios, os missionários de Missões Mundiais estão com a proposta de formar o GASS — Grupo de Apoio aos Sobreviventes de Suicídio, incluindo os familiares que são muito afetados pela situação.

 

ADOTE ESTE CASAL


Uma resposta para “Uruguai: prevenção ao suicídio”

  1. Regina disse:

    Que trabalho relevante. Espero usar minha formação em psicologia para finalidades como essa. Contem com minhas orações. Me formarei daqui a um ano e meio.

Comente o Artigo

O seu endereço de email não será publicado.