Ucrânia: Evangelho e esporte

7 de dezembro de 2017

A semente plantada entre junho e julho na Ucrânia, quando um grupo de atletas brasileiros, entre eles o ex-jogador Diogo Rincón, visitou o país em uma ação evangelística, começa a germinar e produzir frutos, segundo nosso missionário Lyubomyr Matveyev.

Irpinh é uma cidade perto da capital ucraniana, Kiev, e Lyubomyr foi até ali em um domingo com os brasileiros. O prefeito permitiu e o grupo que estava com Lyubomyr colocou a grama artificial para que 16 jogadores brasileiros pudessem interagir com as crianças, adolescentes e jovens. Eles também foram entrevistados pelos jornalistas da TV local, que destacaram a presença de Diogo Rincón, que durante seis anos e meio jogou no Dínamo de Kiev, um dos times de futebol mais famosos do país e onde se tornou ídolo da torcida.

“Depois da entrevista, Viatheslav, um dos meus alunos de seminário onde leciono Missiologia e que tem o dom de evangelista-missionário, mat_ucrania_vitaliyperguntou sobre a possibilidade de fazer uma breve visita a um dependente químico que morava perto da praça onde estávamos. Diogo aceitou com o maior prazer, e fomos a pé, pois o edifício era realmente bem perto”, relata Lyubomyr.

Quando chegaram ao local, entraram no apartamento “em situação precária”, segundo o missionário, e foram direto para o quarto onde estava o rapaz chamado Vitaliy. Por causa do uso de drogas, tinha sérios problemas com os rins e outros órgãos.

“Ele era fã do Diogo. Assistia muito aos jogos do Dínamo. Ele ficou boquiaberto quando o Diogo entrou no seu quarto com o uniforme brasileiro. Diogo logo deu um abraço no Vitaliy, que ficou mais chocado ainda”, conta Lyubomyr.

“Diogo contou seu testemunho, abriu seu coração e, no final, orou de joelhos pelo Vitaliy perante a cama do rapaz, que estava deitado. Diogo declarou a cura do rapaz, abraçou mais vezes e desejou a Vitaliy três coisas: passar pelo centro de reabilitação, aceitar a Cristo como Salvador e ir à igreja”, narra Lyubomyr.

Já se passaram mais de quatro meses desde esse dia. Há poucos dias, Lyubomyr recebeu um e-mail de Viatheslav com fotos e a seguinte mat_ucrania_testemunho-esporte_vitaliymensagem: “Bom dia, Lyubomyr! Quero compartilhar com grande alegria que Vitaliy, que nós visitamos com Diogo na cidade de Irpinh, passou com sucesso pelo centro de reabilitação. Ele foi submetido a uma cirurgia, tratou de outras tantas doenças, aceitou a Jesus e começou a frequentar grupos de estudo bíblico e a igreja. Retornou ao centro de reabilitação com o desejo de passar pelo treinamento para poder servir aos que se encontram lá”.

“Portanto, tudo o que foi desejado pelo Diogo Deus cumpriu, ainda muito mais nesse curto período. Quero dar graças a Deus, pois o Vitaliy, que ainda nesse verão era trevas, hoje é luz em Jesus. Louvamos ao Senhor por vidas como a do Diogo Rincón e a de todos os demais jogadores de futebol que nos visitaram a fim de pregar sobre Cristo”, afirma Lyubomyr. “Ore pelo Vitaliy, para que ele possa se fortalecer na fé e se tornar um instrumento poderoso nas mãos de Deus para levar Cristo a seus amigos. Ore também para que outras sementes que foram plantadas pelos irmãos brasileiros cresçam e tragam frutos para a honra do Senhor e para a nossa alegria”, conclui o missionário ucraniano.

por Willy Rangel

APOIE ESTE MINISTÉRIO


Comente o Artigo

O seu endereço de email não será publicado.