Ajuda a refugiados

13 de julho de 2018.

Quando ouvimos falar sobre refugiados, na maioria das vezes recebemos informações sobre aqueles que estão na Europa.  O que a grande maioria das pessoas não sabe é que o número de refugiados no Oriente Médio é muito maior do que os que se encontram na Europa. O número oficial da ONU – Organização das Nações Unidas -- é de 2.375,978 refugiados no Oriente Médio. Mas na realidade este número é bem maior. Estima-se que seja quase o triplo do número oficial. Foi para o próprio Oriente Médio que se deslocaram as maiores porções dos refugiados vindos do conflito sírio, iniciado em 2011.
Essas pessoas, além do fato de terem sofrido todos os tipos de perdas, têm que enfrentar o desafio de encontrar uma forma de sobreviver nos países onde se encontram. Não é possível para um refugiado ter um emprego formal no Oriente Médio.
Hoje, Missões Mundiais tem desenvolvido dois projetos com os refugiados nesta região do planeta. Nosso primeiro projeto atua com pessoas que estão fora dos acampamentos. O grande desafio é primeiro dar a eles o apoio inicial que precisam. Depois capacitamos essas pessoas em atividades que as ajudam a se manterem informalmente no país. Temos a necessidade de mais voluntários capacitados nas mais diversas áreas para atuar com eles.
O segundo projeto é mais voltado para crianças que estão dentro de acampamentos. Temos a oportunidade e o desafio de expandi-lo.  O projeto está em fase de consolidação, e carecemos de mais pessoas capacitadas para implantá-lo em outros lugares, além dos recursos financeiros para mantê-lo onde já existe.

 

Pr. Jessé Carvalho, coordenador dos missionários da JMM no Norte da África e Oriente Médio

 

FIQUE ATENTO

  • Do total de 5,6 milhões de refugiados sírios, 3,6 milhões foram para a Turquia e 990 mil foram para o Líbano.
  • A Alemanha recebeu, em 2015, quase 1 milhão de refugiados.
  • Há mais de 13 milhões de pessoas dentro da própria Síria precisando de ajuda. Cerca de 3 milhões vivem em zonas sob cerco ou de difícil acesso.
     (*Fonte: ONU – abril de 2018)

Em outubro, o programa Voluntários Sem Fronteiras enviará mais duas caravanas ao Oriente Médio. Faça a sua pré-inscrição: voluntarios@jmm.org.br

 

SEJA UM VOLUNTÁRIO SEM FRONTEIRAS


Comente o Artigo

O seu endereço de email não será publicado.