PEPE Internacional: 15 anos

27 de outubro de 2016

Em 2001, aconteceu o momento de expansão internacional do PEPE. Foi quando, com apoio de Missões Mundiais, da Sociedade Missionária Batista Britânica e da Associação Brasileira de Incentivo e Apoio ao Homem (Abiah), o programa socioeducativo foi apresentado em Moçambique, onde foi aprovado como estratégia coerente com a realidade.

A missionária Terezinha Candieiro trabalhou para implantar o PEPE em solo africano junto à Convenção Batista de Moçambique. Após o treinamento realizado, a primeira unidade foi plantada na Segunda Igreja Batista da Beira. No ano seguinte, o PEPE chegou à província da capital, Maputo, onde alguns missionários-educadores integraram parte da equipe de treinamento das igrejas que abriram portas para a implantação do programa. Mais quatro unidades abriram as portas, sob a coordenação do missionário Alberto Maurício.

Em 2003, a expansão chegou a Nampula, onde cinco igrejas participaram do treinamento e implantação do programa socioeducativo sob a liderança do pastor Alberto Carlos.

Em 2004, já com 14 unidades, o PEPE recebeu do Ministério de Ação Social de Moçambique a autorização para o desenvolvimento de atividades socioeducativas em todo o território do país. No ano seguinte, eram 17 unidades do PEPE em funcionamento.

Com a chegada da missionária e pedagoga Sirley Silva, o PEPE ganhou nova dinâmica, principalmente na região de Nampula, uma terra difícil de lançar a semente por causa da forte presença do islamismo. É nessa região onde o PEPE tem encontrado dificuldades para avançar, mas os missionários-educadores são incansáveis em visitar as famílias.

Em 2011, o PEPE completou 10 anos de existência e já funcionavam 34 unidades do programa socioeducativo em Moçambique, com 1.814 crianças.

Com o crescimento do PEPE, mais de 2 mil crianças já eram beneficiadas em 2013, com 80 missionários-educadores na equipe em 39 unidades espalhadas por Moçambique.

No ano passado, 3.350 crianças estavam sendo atendidas, com 192 missionários-educadores em 51 unidades trabalhando para que cada ‘pepito’ seja alcançado com o Evangelho, porque temos certeza só em Cristo a criança pode ter uma vida espiritual e social saudável.

Foi nesse período que as crianças egressas do PEPE foram identificadas em duas escolas primárias como os melhores alunos em classes de 1º ao 5º ano. Quando foram conversar com os pais desses estudantes, eles disseram: “A minha criança passou pelo PEPE que funciona nas igrejas”.

Com essa resposta, o diretor de uma das escolas primárias orientou os pais a divulgar nos bairros para que as crianças passem por essa experiência de preparo pré-escolar nas igrejas, ou seja, no PEPE.

As igrejas estão unidas na causa de ensinar a criança no caminho em que deve andar, tendo em vista não só o futuro da criança, mas também o presente.

Em 2016, quando o PEPE completa 15 anos de sua implementação, em Moçambique, são beneficiadas 3.680 crianças por 172 missionários-educadores em 57 unidades, e cada criança recebendo a atenção que lhe é devida.

Tivemos várias dificuldades em todos esses anos, mas tivemos o auxílio do dono da obra, que é Deus Todo-Poderoso, e sempre contamos com as orações de nossos irmãos e companheiros de obra do Brasil e outros países. Temos que continuar a semear para colher hoje e amanhã.

Estamos certos de que continua o desafios de levar as crianças a conhecerem a Jesus em suas vidas e, ao mesmo tempo, ajudá-las a adquirir e aprimorar pré-requisitos para o bom desempenho e acompanhamento do processo de ensino, socialização e cidadania, confiantes naquele que nos chamou, sabendo que é “poderoso para fazer infinitamente mais do que pensamos, pedimos ou necessitamos”.

David Fernando Panganhe
coordenador nacional PEPE Moçambique

ADOTE ESTE PROJETO


2 respostas para “PEPE Internacional: 15 anos”

  1. David Fernando Panganhe disse:

    Saudacoes Amados
    Com muita alegria damos gracas ao DEUS TODO PODEROSO por todos as Igrejas envolvidas em oracao, ofertando, que tem vindo para nos instruir, aqueles que mobilizam para que as criancas mocambicanas sejam abencoadas por um programa socio educativo que responde a grande necessidade que este povo tem, de conhecer Jesus. Hoje somos conhecido de Igreja que faz mudanca em comunidades que nunca pensaram em por sua crianca no ensino pre-escolar, mas voces amados irmaos em Cristo fazem das criancas mocambicanas um povo prospero porque para nos ” a crianca representa o povo que nasce, vive e nunca morre”. Deus seja louvado por tudo que Deus vai fazer atraves de voces amados. voces sao vasos preciosos.

  2. Ernesto Ditutala disse:

    Deus seja louvado pelo vosso aniversario.

    O PEPE-ANGOLA em especial a coordenação Regional de Luanda, deseja a todos os MISSIONARIOS de MOÇAMBIQUE muitas felicidades e que Deus nosso Pai vos conceda as suas mais e ricas Bênção em CRISTO JESUS esperança nossa.

    Graça e Paz

Comente o Artigo

O seu endereço de email não será publicado.