Leve esperança aos refugiados

20 de junho de 2017

Enquanto a sociedade internacional lembra nesta terça-feira (20) o Dia Mundial do Refugiado, Missões Mundiais se mobiliza para pôr em prática o mat_refugiadosprojeto Tenda de Brincar, através do qual quer alcançar aquela que a ONU chama de geração perdida, meninos e meninas que já nasceram na guerra e carregam no coração e na mente a dor de perdas irreparáveis.

Um dado alarmante que mostra a urgência de ação é o relatório divulgado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) por ocasião deste 20 de junho: no fim de 2016, havia 65,6 milhões de pessoas forçadas a deixar seus locais de origem por conflitos. Mais: no último ano, mais de 10 milhões de pessoas foram obrigadas a deixar suas casas pela primeira vez por causa de conflitos e para fugir da miséria – metade desse número é de crianças.

A maior causa de deslocamento no mundo hoje é a guerra na Síria, que persiste há seis anos. A lista dos quatro maiores fornecedores de refugiados no mundo é completada pela Síria, Afeganistão, Sudão do Sul e Somália. E as nações que mais recebem refugiados são Turquia, Paquistão, Líbano, Irã, Uganda, Etiópia e Jordânia.

Missões Mundiais está presente nas regiões desses países que têm recebido refugiados, muitos deles subdesenvolvidos ou em desenvolvimento.

“Outro fator interessante é o percentual de crianças, o que mostra que o Tenda de Brincar é perfeito para alcançarmos essa geração que foi deslocada”, destaca o diretor executivo de Missões Mundiais, Pr. João Marcos Barreto Soares.

Você pode apoiar o Tenda de Brincar. Entre em contato com centraldeatendimento@jmm.org.br ou ligue para 2122-1901/2730-6800 (cidades com DDD 21) ou 0800-709-1900 (demais localidades), nos dias úteis, das 8h às 19h (horário de Brasília). Também clique aqui.

Movi.Mente
Outra ação criada por Missões Mundiais em relação aos refugiados é o seminário Movi.Mente. A primeira edição aconteceu em 2016 no Rio de Janeiro, e a mais recente no mês passado em Pernambuco. Seu principal objetivo é capacitar as igrejas brasileiras a receber e acolher refugiados, capacitando minimamente pessoas para atuar nessa área.

O Movi.Mente é um seminário realizado pela igreja local com parceria de Missões Mundiais. Caso sua igreja se interesse em saber como organizar o Movi.Mente, entre em contato com promocao@jmm.org.br.

Voluntários Sem Fronteiras – Refugiados
O programa Voluntários Sem Fronteiras, de Missões Mundiais, também organiza periodicamente caravanas com o objetivo de levar ajuda humanitária e espiritual a refugiados no Oriente Médio.

Para saber como participar, você pode clicar aqui ou também escrever para voluntarios@jmm.org.br. Leve esperança aos refugiados!

por Willy Rangel

ADOTE O PROJETO TENDA DE BRINCAR


Comente o Artigo

O seu endereço de email não será publicado.