O anseio por compartilhar o amor de Cristo com outras pessoas move o coração de um grupo de novos irmãos de cinco etnias diferentes do Sul da Ásia. Recentemente, eles se reuniram para um treinamento sobre contação de histórias. Os grupos vieram de suas aldeias para aprender histórias bíblicas, entendê-las profundamente e reconta-las de forma objetiva a pessoas que ainda não conhecem o Filho de Deus.

A missionária Tarcila conta que durante três semanas, esses grupos de cristãos, com o desejo de compartilhar sobre Cristo para seus vizinhos de aldeia, receberam orientações. Porém, como somente um deles possui toda a Bíblia traduzida e impressa, os outros grupos estavam limitados e demonstraram maior dificuldade para pesquisar, ler e compreender. Eles precisam de materiais evangelísticos em suas línguas maternas.

“Aqueles que conseguem ler na língua nacional, ou até mesmo em inglês, enfrentam muitas dificuldades de compreensão”, lamenta Tarcila.

Mas a missionária se alegra, pois sabe que, acima dessa dificuldade, Deus está presente e se manifesta entre este povo, dando-lhe habilidade para ouvir histórias bíblicas (na língua majoritária), abrindo seu entendimento sobre o amor do Pai.

Tudo o que aprendem, eles traduzem oralmente para suas línguas em forma de músicas ou histórias e comparando com sua cultura – conflitando com seus costumes e rituais à luz da Palavra. Assim, esses grupos voltam para suas aldeias e propagam as histórias informalmente.

A oração  de Tarcila deve ser a de todos os chamados para “ir e pregar o Evangelho a toda criatura”. Ela clama ao Senhor para que esses contadores de histórias bíblicas queiram a Palavra e incentivem o povo a também querer, podendo mostrar de onde essas histórias saem, aprendendo a buscar na fonte (Jesus). Ela também pede para que eles não se sintam excluídos por não poderem ler a Bíblia em sua própria língua.

“Alguns grupos, por não terem a Bíblia em suas línguas, nem a mencionam; e as histórias, em alguns casos, se tornam apenas mais uma história ou lenda”, conta.

Participando da campanha Bíblia para os Povos você contribui para o avanço do trabalho de distribuição e também de tradução da Bíblia para outros idiomas e dialetos.

Doe Bíblias

 

por Marcia Pinheiro