Biografia – Pr. João Marcos Barreto Soares

O Pr. João Marcos Barreto Soares foi eleito, como novo Diretor Executivo da Junta de Missões Mundiais (JMM), pelo Conselho Geral da Convenção Batista Brasileira (CBB), no dia 18 de novembro de 2009. Ele tomou posse no cargo durante a Noite Missionária na 90ª Assembleia da Convenção Batista Brasileira (CBB), em Cuiabá/MT, no dia 25 de janeiro de 2010, em cerimônia celebrada pelo então Presidente da Convenção Batista Brasileira, Pr. Josué Mello Salgado. O Pr. João Marcos sucede o Pr. Sócrates Oliveira de Souza, Diretor Executivo da CBB, que ocupava a posição interinamente desde o falecimento do Pr. Waldemiro Tymchak, em abril de 2007.

João Marcos Barreto Soares nasceu em 26 de maio de 1965 na cidade de Campos dos Goytacazes/RJ. Ele é filho de Ebenézer Soares Ferreira e de Élcia Barreto Soares. O Pr. João Marcos é casado com a psicóloga Elzi Maciel Soares e tem três filhos: João Gabriel (nascido em 06/10/1994), Rafaela (26/05/1996) e Pedro Marcos (05/07/1999).

O Pr. João Marcos foi ordenado ao ministério pastoral em 1988, é bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo e mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Antes de assumir a JMM, pastoreou a Igreja Batista no bairro de Perdizes, São Paulo/SP por 13 anos.

João Marcos sempre esteve comprometido com a obra de Deus. Na juventude, destacou-se como líder de jovens e adolescentes no Estado do Rio de Janeiro. Foi estudar Teologia na Teológica de São Paulo na década de 1980, onde conheceu a irmã Elzi, à época atuando como Educação Religiosa na igreja onde congregava. Em 1991, eles se casaram, período onde João Marcos dirigia a a Juventude Batista do Estado do Rio de Janeiro (JUBERJ). Atuou na função até 1996, quando recebeu o convite para pastorear a Igreja Batista em Perdizes.

O Diretor Executivo de Missões Mundiais é grato a Deus pela acolhida que recebeu dos batistas o Brasil e que isto o anima ainda mais a trabalhar para anunciar o Evangelho a todas as nações. em sua posse, ele afirmou ainda que pretende conhecer mais profundamente o trabalho realizado por Missões Mundiais para planejar sua ampliação. Entre seus objetivos está a descoberta de novos vocacionados e o posterior encaminhamento aos campos. “Um de nossos desafios é de aumentar o número total de missionários em 50% em três anos. É nosso papel levar o Evangelho aos confins da Terra”, disse.

O Pr. João Marcos é um apaixonado por Missões. Parte importante de seu ministério é o de envolver pessoas com missões e cuidar dos que lideram esses trabalhos. A paixão por missões começou quando criança, resultado do ensino de seus pais. Em algumas oportunidades, ao longo de seu ministério, o Pr. João Marcos pensou em ingressar no trabalho missionário, tendo inclusive recebido um convite do Pr. Élton Rangel para ajudá-lo na Espanha. Entretanto, a direção de Deus foi para que permanecesse no Brasil, trabalhando para motivar as pessoas a servirem em missões e a cuidar dos que estão no campo.

Após 13 anos servindo a Deus na IB em Perdizes, aprouve ao Senhor revelar o tempo exato do Pr. João Marcos ingressas no trabalho missionário, liderando Missões Mundiais da CBB, uma das maiores agências missionárias do mundo, na tarefa de levar o amor de Deus até os confins da Terra.

Diretores anteriores