VAMOS COMPLETAR A MISSÃO

“Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos." - Mateus 28.19-20 (NVI)

Você já ouviu falar da “Grande Comissão”? Sabe qual é o significado para a igreja de Jesus Cristo completar a missão? É cumprir a principal e a última ordem de Jesus. As últimas palavras de Jesus para os seus discípulos, antes de subir aos céus, foram “...vão e façam discípulos de todas as nações...”.

O precursor das missões modernas William Carey (1792), traduziu essas palavras de Jesus como a “Grande Comissão”. Uma tarefa a ser cumprida pela igreja até que “todas as nações, tribos, povos e línguas” (Ap 7.9) ouçam sobre o Evangelho de Jesus Cristo. Como corpo de Cristo, precisamos completar a missão. Afinal, a quase 2 mil anos a recebemos e ainda não a terminamos. Este é o convite de Missões Mundiais para todas as igrejas da Convenção Batista Brasileira neste ano de 2023: Vamos Completar a Missão!

Quase 2 mil anos depois, com os recursos humanos e financeiros disponíveis; com as novas tecnologias, com a inteligência artificial; com o mundo interligado e conectado como jamais esteve em toda a história da humanidade; com centenas de Seminários e os mais diversos tipos de treinamentos disponíveis, você talvez possa estar pensando que completar a missão é uma tarefa simples. Mas os números mostram que não.

  • Mais de 7.000 povos não alcançados;
  • Mais de 4 bilhões de pessoas que ainda não ouviram o Evangelho;
  • 90% das pessoas, entre os povos não alcançados, nunca foram evangelizadas ou nunca encontraram com um cristão;
  • 90% estão em situação de pobreza;
  • Aproximadamente 80% dos povos não alcançados estão localizados em países onde há restrições de moderadas a severas ao trabalho missionário;
  • As religiões predominantes entre os não alcançados são o Islamismo, o Hinduísmo e o Budismo. Além de uma boa parcela da população se considerar ateia;
  • Existem pelo menos 2.000 línguas que não têm nenhuma porção da Palavra de Deus;
  • A maioria desses povos está localizada geograficamente entre o Norte da África, o Oriente Médio e a Ásia, em regiões de difícil acesso;
  • 70 milhões de surdos que compõem ainda mais povos não alcançados.
  • Portanto, ainda há muito a ser feito para completar a missão da Grande Comissão.

Hudson Taylor foi um missionário pioneiro entre os chineses em meados e final do século XVIII, e que deixou um grande legado para a obra missionária. Certa vez, ele disse: “A Grande Comissão não é uma opção para ser considerada, mas uma ordem a ser obedecida.” Jesus, após nos entregar a Grande Comissão, também nos deu a promessa e o incentivo para completar a missão: “E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos” (Mt 28:20).

Como seguidores de Jesus, a nossa única opção é obedecer ao chamado da Grande Comissão e cumprir a missão. Ele nos entregou a tarefa, tem nos capacitado e tem nos dado todos os recursos para realizá-la ainda neste século.

Missões Mundiais têm como missão fazer discípulos de Cristo em meio a todos os povos e lugares não alcançados, através da mobilização das igrejas para conectar pessoas a Jesus, transformando comunidades e impactando nações com o Evangelho.

Todos os obreiros e líderes de Missões Mundiais estão comprometidos com a Grande Comissão. Em todo o mundo, para cumprir a missão, somos atualmente 1.914 missionários em 80 países.

Na região geográfica mais desafiadora, que inclui o Norte da África, Oriente Médio e a Ásia, estamos presentes em 32 países com 299 missionários. Entre os anos de 2018 e 2022, mais de 184 mil pessoas aceitaram a Cristo. E mais de 9 mil foram batizadas, sendo 64% dos batismos nessa região. E 69% das nossas igrejas foram plantadas na região no Norte da África, Oriente Médio e Ásia.

Trabalharemos para que ainda neste século se cumpra a missão da Grande Comissão que nos foi confiada.

Você já pensou na força que os batistas brasileiros têm para Completar a Missão da Grande Comissão? Hoje somos cerca de 12.000 igrejas com mais de 3 milhões de irmãos em Cristo. Se cada igreja adotasse um povo para orar, todos os povos não alcançados estariam debaixo da cobertura de oração. A oração é o que move o coração de uma pessoa para receber a Cristo.

Se uma igreja se comprometer em oração e em sustento, ela poderá impactar e mobilizar outras igrejas a se envolverem também com a obra missionária. Unidos, alcançamos mais vidas para Cristo. Unidos, levamos a mensagem da cruz aos povos não alcançados e aos corações endurecidos para o Evangelho. Unidos, através de projetos e ações missionárias que visam o desenvolvimento comunitário de um povo, demonstramos de forma prática, o cuidado, amor e a soberania de Deus sobre a Terra.

Com toda essa união e força missionária dos batistas brasileiros somados aos trabalhos ao redor do mundo, completar a missão da Grande Comissão, ainda neste século, é um sonho com grandes chances de se realizar.

Coloque no seu coração a realização da Grande Comissão como parte do seu princípio de vida. Algo intrínseco à sua identidade como seguidor de Jesus Cristo, assim como é para nós de Missões Mundiais. Vamos dar o nosso melhor para cumprir a ordem nos dada por Jesus. Envolva-se indo aos campos, mobilizando sua igreja, pequenos grupos e amigos, ore pelos povos não alcançados e pelos missionários. Também, oferte, para que tudo isso seja possível.

Sigamos em frente, como discípulos de Cristo, pregando a sua mensagem de arrependimento, liberdade e transformação para que Ele seja glorificado e todos venham a ter uma vida na presença de Deus. Vamos Completar a Missão!

Pr. João Marcos Barreto Soares
Executivo de Missões Mundiais